A robótica cuidando do futuro

21-08-2009 11:37

A tecnologia não para, animais robóticos estão sendo criados para facilitar a vida das pessoas num futuro bem próximo. Gatos mecânicos podem fazer companhia a idosos britânicos daqui a uns três anos. Basta que a população concorde em fazer teste com os robôs e a tecnologia será implantada.

Um relatório da Real Academia de Engenharia, publicado nesta quinta-feira (dia 20), mostra que soldados-robôs e dispositivos cirúrgicos estão sendo rapidamente desenvolvidos. Além de criar mascotes-robôs, seria possível automatizar babás, terapeutas e companhias sociais e até mesmo sexuais. Como os idosos devem formar cerca de 50% da população britânica em até 2020, os robôs poderiam ajudar a cuidar da saúde desse grupo. 

Uma mascote robó poderia emitir um alarme sonoro em caso de algum acidente, monitorar o conteúdo da geladeira e alertar o morador idoso, ou não, a hora desligar a cafeteira ou o forno. Mas há desafios éticos, como a possibilidade de que os robôs contribuam para um maior isolamento dos idosos. Também seria preciso regulamentar a grande quantidade de dados armazenados nesse tipo de monitoramento.

              

Mesmo com esses desafios, esse tipo de tecnologia existe e estará, em breve, fazendo parte da sua vida.  

Voltar

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.