Computação nas nuvens...

11-01-2010 14:04

 Você já deve ter ouvido falar em computação nas nuvens certo? Esse termo é bem apropriado ao conceito do novo método (que em breve já estará sendo usado em todo país) de utilizar seu computador. Na verdade, computação nas nuvens é um conjunto de serviços acessíveis pela internet que visam fornecer os mesmos serviços de um sistema operacional, em outras palavras, você poderá (a partir de qualquer computador, em qualquer lugar do planeta) acessar seus arquivos pessoais.

 Esta tecnologia, basicamente, consiste em compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas, semelhantes às nuvens no céu, ao invés de ter essas ferramentas localmente (mesmo nos servidores internos). Outra vantagem da computação nas nuvens é utilizar softwares sem que o mesmo esteja instalado em seu computador pessoal.

 No Brasil, a tecnologia de computação em nuvem ainda é muito recente, e muitas vezes fora da realidade das organizações de médio e pequeno porte, pois a infra-estrutura de Telecom no país é ultrapassada. Os primeiros testes foram implementados em 2007, sendo que somente em 2008 começou a ser oferecido comercialmente.

Voltar

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.