DIMM e DDR: quem é quem?

13-05-2009 10:45

Qual a diferença entre Memória DIMM e DDR?

Você sabe o que é aquela conhecida sigla, comum a todos quando se trata da configuração do seu PC? Com certeza já ouviu por aí o termo DDR. Mas sabe o que isso quer dizer? Sim, há tipos diferentes de Memória RAM. Para separar cada um deles precisamos, primeiramente, esclarecer uma coisa que deve ser completamente desconhecida para a maioria dos usuários. Não existe memória DIMM e DDR. Na verdade, ambos os tipos chamam-se DIMM. O que existe mesmo são memórias DIMM SDRAM e DIMM DDR. Como é mais prático falar apenas DIMM ou apenas DDR, esses termos são os usados por todos.

Bem, os verdadeiros nomes ao fim de tudo não importam. A verdadeira diferença vem na diferença de performance entre cada uma delas. Vejamos. As memórias mais difundidas antigamente eram memórias do tipo SIMM ou EDO, as quais ficaram esquecidas devido á evolução de tecnologia. Com o tempo, um novo tipo de memória foi criado com o dobro de velocidade das antigas SIMM e EDO. Surgiu aí a memória SDRAM (que chamamos apenas de DIMM). Esse novo tipo de memória não foi muito aceito, pois não eram assim tão mais rápidas do que as anteriores. Várias pesquisas começaram a ser feitas para tentar criar um outro novo tipo de memória com o dobro da velocidade da SDRAM, visando sua substituição. Surgiram aí as memórias DDR, que superam as SDRAM com o dobro da velocidade.

Fisicamente, isto é, na parte de hardware, a principal diferença entre os pentes SDRAM e DDR são os as reentranças que têm para que espetem nos slots.

                  Memória DIMM DDR                                           Memória DIMM SDRAM

                                                       

 

 

Em parte lógica, a DDR é caracterizada por superar a SDRAM com nada menos que o dobro da velocidade. Atualmente, novos tipos de memória vêm aparecendo como as DDR2, as DDR3 e, ainda mais recentemente, as DDR4. Todas essas contém, sempre, o dobro de velocidade da anterior, isto é, a DDR2 é duas vezes mais veloz que a DDR e assim sucessivamente.

Voltar

O que achou desse tutorial? Comente!

Não foram encontrados comentários

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.