Tecnologia avançada, acessibilidade facilitada

01-06-2009 12:53

A TV de alta definição agora acessível á todos

Implantada no Brasil em 2007, a TV Digital (HDTV) é uma transmissão altamente modernizada que funciona como um filtro para proporcionar uma melhor imagem e áudio na tela. A tecnologia digitall estreou em dezembro de 2007 em São Paulo e só chegu ao Rio no primeiro trimestre dese ano. O Fórum Brasileiro de TV estima que até 2013 essa tecnologia já deve estar disponível em todo o Brasil.

As principais mudanças trazidas pela tecnlogia digital incluem, principalmente, a mobilidade, portabilidade, multiprogramação e a possibilidade de interação do telespectador com a programação, além de imagem e áudio de melhor qualidade. A transmissão é gratuita. Porém, para que o usuário possa ter acesso aos canais de alta definição, é necessário ter um conversor digital ou uma TV ja adaptada a essa tecnologia. Bom, como nada nesse mundo capitalista vem de graça, esses equipamentos custam mais do que o poder aquisitivo de um brasileiro. O nível de qualidade do sinal é definido pelo tipo de conversor, que tem o preço variando entre os 200 e 1 100 reais. Se o usuário preferir existem TVs que já têm um conversor embutido. O problema da maioria desse tipo de TV está na faixa de preço. Os preços de televisores com sinal digital variam entre os 2 000 e os 270 mil, isso mesmo, existem televisores que chegam ao preço absurdo de 270 mil reais.

Como nem toda a população tem a condição financeira de adquirir os aparelhos necessários á recepção do sinal digital, a mudança de sinal não deverá ser tão brusca quanto se pensou. Até 2016 o sinal analógico ainda será transmitido, dando tempo suficiente para que os preços se tornem mais acessíveis (ou não).

De qualquer forma, a chegada dessa tecnologia ao Brasil já causou muitas melhorias na telecomunicação; principalmente devido á mobilidade. Já é possível assistir TV pelo celular (caso o aparelho tenha a tecnologia necessáriaa), por DVDs automotivos ou até pelo computador. Aspectos como esse devem, com certeza, tornar a TV Digital um sucesso pelo país.

Voltar

O que achou desse artigo? Comente!

Não foram encontrados comentários

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.