Impressora 3D

30-07-2009 08:36

A tecnologia de ponta como monitores de LCD e efeitos tridimensionais vistos em filmes, pareciam estár longe de se tornar realidade. Mas podemos ver que com a rápida evolução da ciência esse tipo de tecnologia já existe e faz parte da vida de muitas pessoas. 

Você já ouviu falar em impressora 3D? Isso mesmo, outra tecnologia que parecia estár longe de se concretizar eram as impressoras em 3D. Imagine ver uma imagem em alto relevo com efeitos tridimensionais no papel. Mas não é disso que estamos falando, estamos falando de imprimir objetos, brinquedos, bonecos e até partes de equipamentos indústriais, qualquer coisa. Uma verdadeira fábrica dentro de casa. 

Esse tipo de tecnologia não é novidade. Já é utilizado em grandes indústrias na fase de prototipagem há bastante tempo. A novidade acontece na casa do consumidor. Imagine visualizar na tela do seu computador um enfeite, clicar com o botão direito e mandar imprimir. Em alguns minutos sua impressora finaliza e você pega esse enfeite e coloca na estante da sua sala. Isso já é realidade. Basta ter uma impressora em 3D. 

                                   

Essa maravilha tecnológica girava em torno de 30 mil dólares, hoje é possível encontrar esse tipo de impressora por cerca de 5 mil dólares, mas a estimativa é que esse preço caia e fique em torno de 2 mil ainda esse ano. Esse recurso é perfeito para criação de protótipos e modelos iniciais, seja pequeno ou em grande escala.

                                                      

Como Funciona?

Esse tipo de recurso funciona na sobreposição de lâminas de polímeros cortadas estratégicamente camada por camada, formando o objeto final. A cor do objeto pode ser escolhida mas deve ser aplicada em toda a peça. Nessa etapa também são disponibilizadas cores translúcidas. 

                       

Um outro método de criação consiste em utilizar aplicação de jatos do material em pó por meio de um cartucho de impressão. Os mesmos são unidos por outro cartucho com conteúdo adesivo. Esse é o tipo de criação mais rápida e a única que fornece uma finalização colorida nos objetos. 

Esses são os pricipais métodos usados para impressão em 3D, um outro especial para objetos pequenos é a micro-fabricação tridimensional em gel. Esse tipo de fabricação utiliza lasers focados em diferentes pontos e distâncias para tratar o material até um ponto em que ele se torne sólido.

                                               

Se você pretende ter uma máquina dessas em sua casa é necessário comprar pela internet ou telefone, uma impressora desse tipo não é fácil de ser encontrada na Brasil. 

Afinal, como você já percebeu, há uma enorme vantagem para todas as empresas ligadas à fabricação de equipamentos ou ainda para as grandes indústrias, mas a coisa não para por aí, o processo está sendo utilizado por terceiras que visam colocar um produto rapidamente no mercado. Seja para fins comerciais, industriais ou residenciais, essa tecnologia facilitará muito a vida das pessoas. 

 

Veja a seguir dois vídeos (o primeiro apresentado pelo jornal da globo) muito interessantes sobre essa tecnologia. Com explicações e ainda uma impressora em super escala, construtora de casas. Mas isso ainda está apenas em mente.

 

Voltar

O que você achou?

Data
De
Assunto

Compra

Bom dia.

Quero saber onde encontro essa impressora para comprar,o valor dela e qual o rendimento do material usado de recarga de la e o valo deste material.

Obrigado

Data
De
Assunto

O FUTURO

Caras, isso é uma coisa tão sinistra que parece ser do capeta. Incrível, nunca vi nada igual, o artigo ficou bem escrito também.

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.