Melhore o desempenho do seu sistema

30-07-2009 08:14

 Introdução

Um dos maiores problemas dos usuários de computadores hoje em dia é certamente o desempenho do sistema. Como você deve saber, existem programas e aplicativos desnecessários ao sistema que podem e vão deixar seu Windows lento. Mas não se preocupe, antes de dar uma de louco e jogar seu micro pela janela, confira mais essas dicas que a equipe Fahrenheit disponibiliza, e que vão te ajudar a melhorar e controlar seu "bicho" Windows. Pra começo de conversa o que pode te ajudar a diminuir a "lerdesa" do seu computador é desabilitar recursos gráficos, que tornam seu sistema mais bonito e agradável, porém lento e até inoperante. Para saber como desabilitar esses recursos leia o artigo Windows a mil por hora e bolso Tambem.

Se você é uma pessoa que gosta do seu Windows sempre bonitinho e não quer desabilitar os recursos gráficos, não fique totalmente desesperado. Ainda há solução. Antes de proseguirmos vale lembrar que desabilitar recursos gráficos seria a melhor maneira de agilizar seu sistema. Mas, como cada pessoa é uma pessoa, vamos aos meios secundários.

Faxina Geral

Como foi dito acima, há programas desnecessários para o funcionamento do computador, que muitas vezes o usuário não utiliza, e deixam a máquina bem mais lenta. Para resolver esse problema e agilizar seu sistema, basta fazer uma faxina geral. O administrador do computador deve selecionar e eliminar todos os programas e registros não utilizados para melhorar o desempenho do Windows. Mas, porque o fato do arquivo apenas estar instalado deixa a máquina mais lenta? Simples, todo computador possui uma série de arquivos que são registrados diáriamente para armazenar informações de sistema, cookies de navegação, registro de programas instalados ou/e desinstalados, dados de backup, históricos de mensageiros instantâneos, etc. Portanto na hora que o sistema precisa carregar algum tipo de arquivo que venha a ser utilizado naquele momento, ele vai se deparar com milhares de outros arquivos na frente, o que dificulta esse carregamento e deixa a máquina lenta. Mas não se preocupe, pois, esse problema tem solução. Vale resaltar que, desinstalar um aplicativo não remove seu registro do sistema, mas sim, sua parte E.X.E (executável), ou seja, a parte que serve para "rodar" esse aplicativo. Para remover completamente todos os vestígios do aplicativo é necessário um programa específico, como o CCleaner. Esse nome é na verdade a junção de duas palavras "Crap e Cleaner" que traduzido ao pé da letra quer dizer limpador de porcarias, e é isso que ele faz, limpa tudo que é desnecessário para o computador. Seu funcionamento é bem simples, e sua interface fornece idioma Português, o que facilita ainda mais seu uso. 

Depois de instalar o aplicativo execute-o e selecione os ítens que deseja remover do computador na opção "limpesa", clicando em "analisar". O software vai imediatamente fazer uma varedura no sistema e retornar somente o que pode ser apagado. Feito isso clique em "Executar Limpeza" e pronto, ja deve dar para sentir a diferença no desempenho. Os programas desnecessários e todos os seus registros serão totalmente excluídos do sistema, isso proporcionará uma melhor busca do sistema por arquivos realmente necessários, sem falar no espaço liberado em disco rígido.  

Serviços Desnecessários 

O Windows XP mantém (além de registros) serviços que são desnecessários e que deixam a máquina lenta. Esses serviços são mensageiros e outros tipos que avisam o usuário sobre qualquer que seja o problema ou a "novidade" que tenha ocorrido no PC. Mas nem sempre esses serviços ajudam, as vezes são ativados tipos de serviços que são totalmente desnecessários, como por exemplo o Horário do Windows, que é um serviço que mantém a data e a hora em sincronia com o servidor de rede. Mas, nem sempre o usuário utiliza uma máquina ligada em rede, ou até utiliza, mas não tem necessidade de manter a hora sincronizada com o servidor. Todas essas "utilidades" estão mais para "desutilidade", que só servem para deixar a máquina mais lenta, por tanto, para desativar essas "palhaçadas" vá em "painel de controle" depois clique em "ferramentas" em seguida "administrativas" e por ultimo "serviços". Agora é preciso prestar atenção, pois não queremos desabilitar coisas úteis ao funcionamento da máquina. Segue abaixo uma lista com todos os serviços que poderão ser desabilitados. E lembre-se, se não conhecer não faça, pois pode não ter mais volta. 

Podem ficar desabilitados:

- Ajuda do cartão inteligente (Ajuda para dispositivos Smart Cards)

- Cartão inteligente (ativa dispositivos de Smart Card)

- Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting

- Configuração zero sem fio (necessário para dispositivos 802.11)

- Gerenciador de conexão de acesso remoto automático

- Gerenciador de sessão de ajuda de área de trabalho remota

- Horário do Windows (Mantém data e hora em sincronia com servidores de rede)

- IMAPI CD-Burning COM Service (Ativa o recurso de gravação de CDs embutido do Windows XP) – Se vc grava CDs usando apenas os recursos do Windows XP, deixe em Manual (padrão)

- Número de série de mídia portátil

- Registro Remoto (por questão de segurança – permite que usuários remotos alterem o Registro do seu Windows)

- Sistema de alimentação ininterrupta (Gerencia No-Breaks) (Se você usa um no-break, deixe em Automático)

- Telnet (por questão de segurança)

- Temas

Devem ficar em "manual" os: 

- Agendador de tarefas (Agenda tarefas para serem executadas em data e hora pré-determinadas)

- Ajuda e suporte (Ativa assistentes e ajuda avançada)

- Atualizações automáticas (faz o download automaticamente de atualizações do Windows)

- Carregar Gerenciador (gerencia transferências de arquivos entre computadores da rede.)

- Erro ao informar o serviço (Informa erros de serviços e aplicativos de terceiros)

- Gerenciador de conexão de acesso remoto

- Mensageiro (Serviço de mensagens entre computadores da rede. NÃO É o Windows Messenger)

- Número de série de mídia portátil

- Servidor

Liberando Memória Ram

Para quem não sabe, memória Ram é uma memória volátil, ou seja, ela se perde. Todos os aplicativos, arquivos, ou melhor, tudo o que você visualiza na tela do monitor é graças a ela. Essa memória fornece espaço para que o sistema possa caregar gráficos, arquivos, executar aplicativos e fazer tudo, realmente tudo que é preciso para que a máquina "rode". Você ja deve ter entendido sua importância. Bom, como no HD, certos programas podem ficar sempre ativos (quando ligamos o computador) e ocupar espaço na memória, o que prejudicaria o desempenho do sistema. O Memory Improve Master é um software de monitoramento e administração do uso de memória no seu computador que pode ajudar muito a resolver problemas enfrentados com o uso da memória. Instale-o normalmente, seguindo as orientações do assistente de instalação. 

      

 Você verá uma janela azul com uma série de botões ou abas que contém as informações sobre o seu sistema. Clique no primeiro deles, “Information Overview” (Resumo de Informações) para ter acesso ao gráfico com as oscilações de uso de memória. Este gráfico é composto por três linhas, uma verde, uma amarela e outra azul. “Memory Usage” (Utilização de memória), “Paging File Usage” (Utilização de arquivos de paginação) e “CPU Usage” (Consumo da CPU). Além do gráfico, você observa barras que exibem a porcentagem do consumo/uso de memória no seu computador. Estas informações são importantes para que você descubra se existe alguma sobrecarga ou risco de que isto aconteça na sua máquina. Este botão só deve ser ativado quando o consumo de memória for tanto, que acabe por ser necessário comprimir o uso de alguns programas para liberar espaço de memória. Na segunda aba, “Memory Optimization” (Otimização de Memória), você encontra opções para otimizar o seu uso de memória no computador. A palavra “otimizar”, neste contexto, significa proporcionar melhores condições de uso de um determinado recurso. Como estamos falando de memória, o Memory Improve Master possui controles próprios para isso.

Quando você não estiver operando a janela do Memory Improve Master, ela será minimizada e estará disponível em um ícone na Barra de Tarefas do Windows, ao lado do relógio. Este ícone funciona como um gráfico que exibe a constância do uso de memória e também balões de diálogo para que você tenha controle da quantidade (%) de memória que está sendo usada ou que está livre.

Todas essas dicas vão com total certeza lhe proporcionar um melhor desempenho do seu sistema. Agora, se mesmo depois de ter feito todos esses recursos sua máquina continuar lenta, você pode ter sido vitma de um vírus (leia o artigo "Escudos defletores ativados"), ou simplesmente sua máquina precisa de um upgrade. Nesse caso não tem jeito, você terá que desembolsar uma grana para renovar seu PC.

Dúvidas ou problemas entre em contato através do e-mail:

fahrenheit.tecnocomputacao@gmail.com

Ou ligue: 8868-1514 (Marcos) 7122-2231 (Daniel)  

Voltar

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.