Táxi inteligente

14-08-2009 10:34

Um sistema de 25 milhões de libras (cerca de R$ 76 milhões) será testado, antes que seu uso seja confirmado,  no terminal 5 do aeroporto de Heathrow em Londres. O sistema que consiste em uma espécie de táxi sem motorista, tem rotas pré-programadas para facilitar o transporte dentro do aeroporto. Um carro movido a bateria e que gasta pouca energia, pode transportar até quatro passageiros de uma só vez além, é claro, de sua bagagem. Com uma velocidade máxima de até 40 km por hora, o modelo tem sido vítima de muita atenção e foi batizado de PRT (sigla em inglês que quer dizer Sistema de Trânsito Pessoal Rápido).   

Dezoito táxis vão entrar em funcionamento no terceiro aeroporto mais movimentado do mundo (em volume de passageiros) já no ano que vem. Os passageiros dessa novidade poderão escolher uma das rotas pré-programadas em uma tela touch, onde o tempo da viagem entre rotas será de cerca de quatro minutos.   

 

                     

O sistema vai diminuir as emissões de carbono em até 70%, serão mais eficientes que automóveis convencionais em termos de uso de energia, e cerca 50% mais eficiente do que os ônibus tradicionais.

Voltar

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.