Windows X Macintosh

10-08-2009 23:27

De acordo com dados oficiais, 88,14% dos usuários de computadores usam o Windows como Sistema Operacional e 9,87% usam o Mac. Na batalha de hoje, estaremos avaliando alguns dos conceitos mais exigidos de um Sistema Operacional. Vamos esclarecer algumas dúvidas e por na mesa alguns mitos que cercam esses sistemas. Lembre-se, novamente, que estaremos pondo em questão apenas alguns dos vários itens que formam um Sistema Operacional e que o sistema "nocautiado" pode conter outros itens de qualidade além dos que são citados aqui. Já ditas todas as regras e observações, vamos à luta!

Aplicativos

Como a maioria dos usuários usam o Windows, é óbvio que a maioria dos softwares desenvolvidos sejam produzidos para o mesmo. O Mac é um sistema desenvolvido para designers, publicitários, fotógrafos e proficionais de criação em geral. Portanto, você vai encontrar os principais softwares de criação e edição desenvolvidos para a plataforma Mac. No entanto, para a grande maioria dos programas no Windows, há softwares equivalentes (ou até melhores), do que os que exitem para o Mac. Caso você use um desses aplicativos em sua empresa, por exemplo, é muito provável que a única versão oferecida seja para o Windows. Nesse caso, o primeiro round é do Windows.

Macintosh 0 X 1 Windows

 

Segurança 

Uma nova praga virtual, o Conficker, está se espalhando muito rapidamente por todo o mundo. Os usuários do Windows estão cada vez mais preocupados com essa nova ameaça, enquanto os usuários do Mac ficam tranquilos e se gabando. No Mac os vírus são raros e praticamente inexistentes. Um dos motivos é que para entrada ou instalação de qualquer arquivo ou aplicativo é necessária a senha de administrador, fato que leva o Mac a se tornar mais seguro. Outro motivo é também a própria lógica. Ja que 88% dos usuários usam o Windows, porque atacar uma minoria que usa o Mac, se pode se atacar meio mundo através do Windows? Ainda que por meios estranhos, o Mac leva esse round.

Macintosh 1 X 1 Windows

 

Desktop

Somente uma olhada na área de trabalho do MAC OS X diz que você terá ganho um espaço novo. Da barra do menu ao fantástico novo Dock, o Mac é desenhado para ajudar você a reduzir o tempo gasto com o computador e ainda a tirar mais proveito dele.

Ao contrário das versões anteriores do Windows, o Windows Vista oferece dois recurssos destintos da interface para os usuários: uma "básica" para usuários básicos, e uma interface mais dinâmica chamada Windows Aero. Os dois tipos de interface permitem navegação nova e intuitiva que te ajuda a organizar e localizar mais facilmente seus arquivos e aplicativos.

Voltando ao Mac, pense no fato de que todo software de todo computador Mac é criado pela mesma empresa que fabrica o próprio Mac. Você acaba de adquirir um computador totalmente integrado que é tão seguro, estável e potente, como elegante e fácil de usar. 

 

A reação do Windows em relação ao súbito ataque do Mac vem pesada. O Windows Vista introduz experiências revolucionárias de computação, que são tanto visualmente empolgantes quanto intuitivamente projetadas e que, provavelmente, mudarão a maneira como você usa seu PC. Com a nova funcionalidade da área de trabalho, você pode organizar e localizar suas informações com maior eficiência. Você pode visualizar seus arquivos e aplicativos da maneira que preferir, podendo se concentrar na tarefa que tem à sua frente.

O uso do tipo visual Aero do Windows Vista requer um PC com um adaptador gráfico compatível, assim como a execução da edição Premium ou Business do sistema.

Um item muito interessante na interface do Aero é o efeito transparente, que apresenta muitos reflexos e pequenas animações. As janelas transparentes criam um ambiente aberto e leve que ajudam o usuário a concentrar o foco no conteúdo em vez de na interface que o cerca.

Dois grandes recursos do Aero são o Windows Flip e o Windows Flip 3D. Esses dois acessórios permitem controlar o gerenciamento das janelas na área de trabalho, que as exibe com um visual impressionante, mas conveniente. Além dos novos elementos gráficos e do acabamento visual, a área de trabalho do Windows Aero apresenta um desempenho tão profissional quanto seu visual, com manipulação mais suave das janelas, maior estabilidade gráfica e visuais sem falhas.

                           

                 

O round está bem disputado e o vencedor parece ainda estar distante de aparecer. Mac para a esquerda e Windows para a direita. É na posição dos botões para gerenciamento de uma janela que começam os desentendimentos entre os esses dois Sistemas Operacionais. No Mac, o botão vermelho fecha uma janela, o amarelo minimiza-a e o verde expande-a. Vale lembrar (e chage a ser importante) que para cada programa, a definição de “expandir a janela” pode variar. Já no Windows, os comandos são muito diretos: fechar janela, maximinar e minimizar.  

Duvido que qualquer um aqui abra apenas uma janela por vez em seu computador. Geralmente, há dezenas de janelas abertas variando entre navegadores, comunicadores instantâneos, clientes de e-mail e muitos outros. Se é assim, o modo como o usuário vai de uma janela para a outra também importa muito! A Barra de tarefas é a maneira mais básica (e clássica) de gerenciar janelas no Windows. Cada janela, ao ser minimizada, transforma-se em um botão na famosa barra e, em um clique, pode ser exibida e acessada novamente. Um recursso bem interessante no Windows Vista é uma miniatura que mostra o conteúdo da janela enquanto ainda está minimizada. Esta miniatura pode ser muito útil quando várias janelas minimizadas possuem nomes semelhantes.

                         

A grande desvantagem desse aglomerado de botões na barra é que, se houver muitas janelas abertas, os botões podem ficar pequenos e difíceis de serem identificados. Para resolver este problema, a Microsoft criou um sistema de agrupamento que mantém janelas de um mesmo aplicativo em um só botão, o Windows Flip.

Windows Flip é, na verdade, um atalho que usa o antigo conhecido "Alt + Tab" para exibir uma barra que mostra todos os aplicativos abertos, ficando fácil escolher entre um deles.

Com o Aero, o Windows Flip ganha um efeito 3D e as janelas abertas em uma pilha tridimensional na área de trabalho. Use as teclas de Logotipo do Windows + TAB e você pode percorrer as janelas abertas para localizar e selecionar rapidamente a janela desejada.

                                 

Agora o Mac parece estar se sentindo pressionado mas é muito determinado e vem exibindo suas quatro fáceis maneiras de alternar as janelas abertas. Exposé, Spaces, Dock e o atalho Command + TAB

No modo Exposé basta definir um canto da tela que, ao passar o mouse (ou atalhos do teclado), exibe miniaturas de todas as janelas abertas da Área de Trabalho. A ferramenta é completamente personalizável, sendo possível mostrar todas as janelas abertas ou apenas aquelas pertencentes ao programa em foco.

                                   

No modo Spaces o usuário divide sua única Área de Trabalho em até 16 espaços destinados a organizar aplicativos diferentes. O acesso ao recursso pode ser por meio de cantos da tela ou atalhos do teclado. O modo Dock, para os que não conhecem, é uma ferramenta da Área de Trabalho do Mac que pode ser comparada ao famoso menu "Iniciar" do Windows. Suas funções vão além de apenas executar e fechar programas, sendo possível também gerenciar as janelas dos aplicativos em execução.

                                     

O atalho Command + Tab exibe todos os aplicativos executados em uma barra. Para exibir a janela do aplicativo em questão basta pressionar Tab e soltá-lo quando encontrar o aplicativo. Instantaneamente, a janela do programa escolhido fica em primeiro plano.

Apesar do visual mais avançadodo Windows, o Mac se mostra muito mais à frente quanto á praticidade, não desmerecendo os trabalhos da Microsoft. Parecce que o Mac pretende aramar um ataque macisso depois desse contra-ataque. Mais um round para o Macnessa batalha.

Windows 1 X 2 Macintosh

 

Performance e Produtividade

Conforme se vai usando o Windows Vista, você percebe que praticidade é a essência do sistema. Há recurssos que o ajudarão em terefas desde configurar o computador novo até levar o PC portátil em viagens. 

O sistema inclui diversos recursos de produtividade internos que ajudarão você a economizar tempo. Novas ferramentas como a Pesquisa Instantânea e designs de hardware inovadores, te ajudarão a encontrar o que procura com mais agilidade. Você pode usar o calendário interno como sua própria agenda e também para acompanhar as agendas de sua família e de associados. O Windows Vista inclui também ferramentas de produtividade para um PC móvel, além da prática e útil barra lateral que fornece dezenas da atalhos e ferramentas para agilizar seus trabalhos.

Já quanto ao Mac, podemos destacar a constante procura por atualizações para o MAC OS X ou para qualquer software da Apple incluído. Assim como no Windows, o sistema faz o download automaticamente, mas com uma diferença. O Mac também oferece downloads de driveres e softwares de limpeza que aumentam a velocidade e o desempenho da sua máquina. Por isso, um Mac fica cada vez melhor com o passar do tempo.

Na verdade, o Windows Vista foi desenvolvido para brigar a respeito de interface (como vimos no round anterior) e produtividade, ajudando o usuário a fazer tarefas de modo mais rápido e prático. Já o Mac, especialmente o MAC OS X, não é tão prático, mas é muito eficaz quando falamos de performance. É um sistema leve e com recursos que aceleram downloads e carregamentos em geral. Para se igular a agilidade do Mac o Windows Vista deve ser utilizado em máquinas potentes, com processadores de alta qualidade (como o Intel Dual-Core), uma quantidade razoável de memória (cerca de 2Gb), uma boa placa de vídeo (para evitar travas em vídeos e má qualidade nas imagens) e um espaço mínimo de 80Gb no seu HD. Nisso, você tem duas alternativas principais: deixando seu sistema rápido e caro, ou barato e lento. Mas não se preocupe. Há maneiras diferentes de aumentar a performance do Vista. Basta que você diminua os recursos gráficos do sistema. Apesar de ganhar agilidade, ele perde toda sua beleza e versatilidade.

Para finalizar esse round, como estamos avaliando dois conceitos ao mesmo tempo e o Mac se mostra superior em um deles (performance) e o Windows em outro (produtividade), podemos declarar um empate nessa etapa.

Windows 2 X 3 Macintosh

 

Buscas

O quinto round começa mais tranquilo. O Windows vem golpeando com mais técnica do que força mostrando a Pesquisa Instantânea. Esse tipo de pesquisa é uma nova ferramenta no Windows Vista que permite digitar um nome de arquivo, uma palavra-chave ou mesmo texto contido em um arquivo, e obter resultados organizados. A Pesquisa Instantânea adapta os resultados com base em sua atividade atual, seja procurar programas no Painel de Controle, arquivos de música no Windows Media Player, um e-mail em seu programa de e-mail, ou pesquisar todos os seus arquivos e aplicativos no menu Iniciar.

                                

O MAC OS X tenta um contra ataque mostrando um recurso de mesma utilidade, mas de forma diferente. Assim que um arquivo qualquer é salvo, ele é automaticamente indexado. Portanto, a performance do sistema não é afetada e o arquivo pode ser encontrado, no mecanismo de buscas, instantaneamente. No Mac, o Spotlight encarrega-se de encontrar arquivos não só armazenados no sistema, mas também informações de aplicativos específicos como o Mail, iCal e até mesmo o Safari.

                     

O botão do Spotlight fica localizado no topo da tela e também pode ser acessada através de um atalho do teclado. Os resultados podem ser vistos em uma janela própria com acesso a filtros de busca.

Depois de luta mais leve e com mais técnica, o Mac ganha o round por oferecer mais praticidade.

Windows 2 X 4 Macintosh

 

Estabilidade

Se Mac e Windows estivessem andando em numa corda bamba seria difícil determinar qual dos dois cairia antes. Os usuários do Windows reclamam da mundialmente famosa tela azul da morte, dos constantes surtos de lentidão e softwares que travam de repente. Mas isso não quer dizer que o sistema da Apple não trava. Na verdade, quer sim. O MAC OS X é inúmeras vezes mais estável que o Windows porque utiliza apenas o hardware de fábrica e não contém uma variedade de programas tão grande quanto o Windows. De vez em quando um programa ou outro pode até travar, ou então a bolinha colorida da espera fica alguns segundos na tela, mas nada tão traumático como o que acontece no Windows.

Nessa o Windows não teve nem espaço para respirar.

Windows 2 X 5 Macintosh

 

Multimídia

Estamos no punúltimo round e o Macintosh vem ganhando com facilidade. O Windows ainda continua a se esforçar, mas parece estar cortando um dobrado para tentar dar a virada.

Um computador é muito mais que um lugar para armazenar alguns arquivos e navegar na Internet. Lembre-se de que  é nele que você armazena alguns documentos importantes, planílias de planos econômicos e trabalhos pessoais, além, além, é claro, de fotos digitais, seus filmes e músicas favoritas.Por esse motivo, é muito importante que o seu sistema operacional ofereça recursos para organizar e gerenciar arquivos multimídia em geral. Nesse caso, o MAC OS X sai na frente com sua suíte iLife de aplicativos capazes de gerenciar suas fotos, criar websites e blogs, editar arquivos de áudio, vídeo e muito mais. Além disso, a Apple coloca no MAC OS X o QuickTime Player, um player mundialmente famoso que suporta uma imensa variedade de formatos de vídeo. O iTunes, player que ficou famoso com o iPod, também oferece toda a sua excelência para gerenciar coleções de música com qualidade.

Depois dessa sequência de golpes decisivos o Windows recua e se acoa num canto. Ele tenta se defender mostrando softwares como o Windows Media Player e o Movie Maker, além da possibilidade de baixar centenas de programas de terceiros para gerenciar seus arquivos multimídia. Embora seja ótimo neste quesito, o Windos acaba perdendo este round por não ser tão completo quanto o Mac quanto a edição de áudio, imagem, vídeo e também entretenimento.

Outro round fácil para o Mac.

Windows 2 X 6 Macintosh

 

Jogos

Estamos no último round, onde o Windows pode tentar diminuir a diferença ou deixar o Mac dar o golpe de misericórdia.

O suporte para jogos é algo muito importante em computadores hoje, já que jogos de tabuleiro já não interessam tanto aos jovens e crianças de hoje. No Windows, você já deve saber: os melhores jogos, os melhores gráficos, tudo está a seu dispor. Claro que isso também está relacionado a questões de hardware, já que no Windows você pode montar um PC com os recursos excluisivos para montar gráficos de determinado jogo.

O Mac não é uma plataforma criada para suportar jogos. Existem vários games para os que tem aquela atração doentia pelo Macintosh, mas isso nem se compara à qualidade e diversidade dos games para Windows.

Parece que nesse ultimo round o Windows conseguiu melhorar no placar. Apesar disso, a gente pode perceber que, ainda assim, o Mac se saiu muito melhor.

Windows 3 X 6 Macintosh

 

O Macintosh, da Apple vence a batalha!

 

Se quiser saber mais a respeito ou fazer downloads para o Mac ou Windows acesse:

www.microsoft.com.br

www.apple.com.br

Voltar

Comente mais essa briga.

Não foram encontrados comentários

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.