Ameaças virtuais. Temos como escapar?

13-05-2009 10:43

Os principais tipos de praga

Uma praga virtual muito bem conhecida é o Vírus. Os vírus são programas maliciosos que, através da Internet, podem infectar seu computador. Sempre se instalam em arquivos quaisquer, inclusive de Sistemas Opercionais como Windows ou Macintosh. Uma vez alojado o vírus começa a se duplicar e infectar os demais arquivos existentes,  levando a máquina à lentidão e, na pior das hipóteses, ao corrompimento do arquivo permanentemente. Quando o vírus fica alojado muito tempo em vários arquivos, sua desinfectação fica muito mais complexa e, ás vezes, até impossível. Para descartar eventuais dúvidas, não existem vírus de e-mail, mas sim, vírus escondidos em arquivos anexados a um e-mail. Mas fique tranquilo pois esses só representarão uma ameaça real caso o arquivo anexado seja aberto.

  Outro tipo de praga são os Worms (ou Verme). Esses vermes são uma espécie de vírus diferente, que, apesar de também se espalharem pela Iinternet, não usam endereços de e-mail para infectar outros computadores. Esse tipo de ameaça se duplica automaticamente de um PC para outro via LAN. Os Worms são considerados mais perigosos, pois basta que o usuário esteja com a máquina conectada em uma rede para que seja infectado.

Uma das ameaça mais conhecidas e difundidas na Internet são os Cavalo-de-Tróia ou Trojan. Esses simpáticos cavalinhos são programas que carregam códigos de vírus ocultos que, ao contrário dos vírus comuns, não têm a intenção de se copiar e infectar outros PCs. Normalmente, chegam disfarçados, parecendo ser um jogo ou outro programa inocente, mas quando é instalado faz uma coisa totalmente diferente, como apagar todo o conteúdo do seu disco rígido. Mais atualmente, os Trojans também vêm sendo usados para roubar informações pessoais do computador (como senhas, combinações numéricas e coisa do tipo) e enviá-los, geralmente, a quem aplicou o vírus.

Uma ameaça pouco conhecida são as Applets, que são rotinas feitas em Java infectadas por vírus. Esse curioso tipo de ameaça utiliza falhas de segurança de programas na Internet para executarem tarefas daninhas ao Sistema Operacional do seu PC. Por usarem estes recursos, seus meios de propagação são, geralmente, endereços de e-mail e páginas hospedadas na Internet. Evite sempre scripts hostis mantendo seu Sistema Operacional e navegadores sempre atualizados.

Como se protejer?

Na verdade, não há mistério quanto a proteção do seu PC contra esses verdadeiros "diabinhos". A melhor maneira de manter a imunidade do seu computador em alta é ter um bom programa antivírus e mantê-lo sempre atualizado. Os antivírus atuam como uma "vacina" permanente no computador. Eles têm a função de filtrar todo corpo estranho que chega ou sai pela rede a qual seu computador está conectado. Para identificar um vírus, o antivírus faz uma comparação entre o arquivo que chegou e uma biblioteca de informações sobre os vários tipos de vírus existentes. É como uma análise do código genético do vírus. Se o código do arquivo for semelhante ao que está armazenado nessa biblioteca, o antivírus o reconhece como uma ameaça e a bloqueia. Essa tal biblioteca de informações sobre vírus precisa ser atualizada constantemente por meio da internet. Caso contrário, o antivírus não estará preparado para lidar com novas pragas digitais que surgem a cada dia. Por isso é de extrema importancia que você escolha bem seu software antivírus e o mantenha sempre atualizado.

As "estatísticas do mau"

Um estudo divulgado dia 6 de maio pela empresa de segurança Sophos afirma que o número de códigos maliciosos existentes no mundo já ultrapassa os 11 milhões. A conclusão feita baseia-se numa pesquisa concluída em junho de 2008. A companhia recebe, diariamente, 20 mil amostras de programas suspeitos, (isso corresponde á uma proporção de uma amostra a cada quatro segundos). “Muitas das pragas existentes são Cavalos de Tróia desenvolvidos para roubar informações discretamente dos usuários de computador ou comprometer suas máquinas para poder controlá-las”, diz o relatório. O relatório também indica que a quantidade de e-mails maliciosos vem caindo: a razão foi de uma em cada 332 mensagens no primeiro semestre de 2007 para um em cada 2,5 mil no mesmo período de 2008. A redução foi registrada porque, em vez de enviar esses códigos maliciosos, os hackers passaram a infectar sites vulneráveis. Entre eles estão muitas páginas de grandes empresas. De todos os endereços que apresentam riscos, 90% são legítimos ,ou seja, não foram criados especialmente para golpes [...]

(Estatisticas retiradas do site g1.globo) 

Opinião Fahrenheit

Devemos admitir que é impossível ficar completamente livre de todas essas ameaças virtuais, porém é possível reduzir a intensidade com que elas se espalham pela sua máquina. Um conselho da equipe Fahrenheit é utilizar apenas um software antivírus, mantê-lo sempre atualizado (pelo menos uma vez por semana), ativar e configurar corretamente seu Firewall, utilizar um bom navegador que forneça recursos de segurança e ficar sempre atento a e-mails e sites desconhecidos e a programas que apresentem um comportamento incomum. Não se esqueça de sempre fazer o backup dos arquivos mais importantes no seu PC. Mantenha-se sempre alerta e não dê nenhuma chance á esse mal comum á todo o mundo.

Voltar

O que achou desse tutorial? Comente!

Não foram encontrados comentários

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.