Limpando seu monitor LCD

31-05-2009 13:40

Cuidado essencial

Monitores de LCD (do inglês Liquid Crystal Display que quer dizer, em português, Tela de Cristal Líquido), são tecnologias inovadoras que substituiram os antigos monitores de tubo. Assim como em qualquer monitor de tubo de imagem, os LCDs ficam sujos e precisam ser limpos. É aí que entra todo o enfoque do tutorial. Será que um LCD pode ser limpo de qualquer maneira? A equipe Fahrenheit responde a questão pra você: não mesmo! Um LCD tem cuidados especialíssimos na hora de ser limpo.

Em monitores de tubo comuns, uma simples flanela ou guardanapo umidecido podem ser usados para limpar a tela, ou, em casos mais extremos, o uso de um produto limpa-vidros resolve o problema. Já os monitores LCD são mais sensíveis e, por isso não são recomendados certos produtos (como os que são à base de acetona, tolueno ou álcool) para limpar a superfície desse tipo de tela. Segundo a Philips (uma das fabricantes de monitores LCD), produtos químicos como os citados causam danos como o desbotamento das cores ao equipamento. Detergentes e desinfetantes também estão na lista negra de proibições. 

O ideal para retirar marcas de dedo ou impressões digitais (de acordo com a assistência técnica HCL Eletrônica, autorizada da Sony e Panasonic) é usar um pedaço de algodão levemente umedecido com água e passá-lo suavemente na tela. Para limpar a poeira deve-se usar apenas um pano macio, como uma flanela. Jamais utilize objetos ásperos ou pontiagudos para remover sujeiras da superfície.

Outra dica importante da Philips é, caso espirre acidentalmente algum líquido na tela, limpá-lo imediatamente. É importante não deixar secar porque o tempo de exposição a líquidos pode causar deformações na superfície. Os fabricantes alertam também para mudanças bruscas de temperatura que podem causar estragos aos monitores. O ar pode condensar na tela e umedecê-la. Isso resulta em danos como manchas ou marcas, além de prejudicar componentes elétricos. Assim, tomando os devidos cuidados você terá seu monitor ou TV sempre bonito e funcionando 100%.

Voltar

O que achou desse artigo? Comente!

Data
De
Assunto

Boas dicas

Apesar das dicas serem bem comuns, sempre tem um desavisado "que da mole". No geral, boas dicas.

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.