Conheça as etapas de produção de um game

01-10-2009 10:59

O início da era gamer

Quem não se lembra dos consoles mais antigos, dos games de Atari Nintendo 64. Pois é, esses games fizeram o mundo dos jogos ser o que é hoje. Jogos simples, como "Pac-man" e "Pong", eram criados por poucas pessoas no início da década de 70, na grande maioria eram desenvolvidos por programadores experimentando novas linguagens. Hoje, os games se tornaram superproduções que exigem equipes numerosas e de diversas áreas, desde artistas até engenheiros. Acompanhe as etapas para a produção de um super game.  

O princípio

Um jogo nasce devido à uma idéia original, ou simplesmente através de adaptações de obras anteriores (filmes, livros e etc). Os aspectos são elaborados, como formato do game, para quais consoles eles serão desenvolvidos e etc. Estúdio e produtora definem tema, ambiente e personagens principais. Artistas e roteiristas esboçam ilustrações e imagens conceituais do game, o que revela impressões iniciais do projeto. 

A era do desenvolvimento

O game começa a ser produzido em etapas, reune roteiros, programação e direção artística. Modeladores iniciam o processo criando personagens em gesso ou imagens em 3 dimensões. São definidas cores e texturas que seram aplicadas sobre tudo. "Level Designers" criam cenários e jogabilidade emquanto engenheiros de som criam musicas e fazem a captura de efeitos sonoros que serão reproduzidos no mundo virtual.    

Os primeiros testes

Agora inician-se os testes. Versões beta (incompletas) são criadas para poder obter um conceito geral do game. Uma equipe de controle de qualidade corrige os "bugs" (erros) e aspectos como movimentação, utilização de controles, pilotagem de veículos e etc, são definidas e aprimoradas. Uma versão de teste completa é lançada e disponibilizada para teste de determinados usuários ou para todos eles. Não havendo imprevisto ou imperfeições, o projeto é dado como concluído.    

Finalizando o Game

Um site dedicado ao game recebe atualizações e informações sobre o game em destaque. Edições especiais são lançadas, apostando em venda para colecionadores. Depois de lançado oficialmente novas versões podem ser feitas, para corrigir possíveis erros que passaram despercebidos ou simplesmente para dar continuidade à uma história. Games como "Guitar Hero", recebem downloads com novas musicas para atualizações, ou mesmo jogos de tiro, como C.S (Counter Strike), recebem "mapas" com áreas de guerra para que o usuário gamer possa desfrutar do que há de melhor. 

Apartir desses passos grandes produções são feitas. Proporcionando ao usuário uma experiência virtual que parece ser tão real quanto a propria realidade. Veja abaixo fotos de alguns games de sucesso.

 

Counter Strike (C.S)

Ace Combat 6

GTA - Grand Theft Auto SanAndreas

Need for Speed Most Wanted

Voltar

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.