Media Player X Winamp

24-01-2010 01:15

 Após muito tempo de espera a Fahrenheit traz para vocês a briga entre Winamp e Media Player. O Winamp já é absolutamente conhecido como um dos melhores tocadores de música que já existiu, por outro lado o clássico Media Player vem pré-instalado em todas as versões do Windows desde 98. Acompanhe essa batalha entre dois players de sucesso.

 Interface

 Iremos iniciar nosso combate pela interface de ambos os players. Na imagem abaixo você poderá observar o acervo do Winamp. Como pode ser visto sua interface, apesar de ser sofisticada, é um pouco “embaralhada”, com muitos recursos agrupados todos juntos fazendo com que seu manuseio fique um pouco complicado.

 Nesse aspecto ele sai perdendo para o Media Player, que possui uma interface simples, bem arrumada e com a sofisticação do Windows Vista. Seus recursos ficam localizados na parte superior e inferior de maneira organizada facilitando o uso e mantendo toda a sofisticação. Assim, podemos dar ao Media Player a vitória do primeiro round.

 Winamp 0 X Media Player 1

 Recursos

 O Winamp fez muita fama, devido sua leveza durante a execução de músicas.  No inicio, o software consistia basicamente em três partes: o player que aparecia o andamento da música e tinha vários botões de ação, o equalizador e a lista de reprodução. Após diversas novas atualizações, ele ganhou muito mais utilidades, reproduzindo vídeos, abrindo páginas da internet, além de uma de central de mídia, que apresentava uma biblioteca de mídia (assim como o Media Player) e diversas rádios online e canais de TV, uma verdadeira obra de arte.

 O Media Player contém recursos muito parecidos, um deles (como foi comentado acima) é a biblioteca de mídia, onde ficam armazenadas (com informações como nomes, autores e datas) musicas, vídeos e etc. Um destaque no Player da Microsoft é um recurso de ripar CDs, onde a transferência de musicas para o computador fica muito mais fácil. O Player ainda permite baixar músicas em WMA ou MP3 direto da internet (como um compartilhador de arquivos) e ainda permitindo a escolha da qualidade de áudio e obter informações sobre as mesmas automaticamente.

 No quesito de recursos os dois players brigam lado a lado, mas o Winamp merece a vitória, pois contém recursos de mídia de ultima geração que não existem no Media Player, tal como sintonizador de TV via internet. Devido a esse aspecto, a vitória do segundo round vai para o Winamp.  

 

Winamp 1 X Media Player 1

“Agressão”

 Utilizamos a palavra agressão por que esse ultimo quesito, mas não menos importante irá avaliar o quanto os players interferem no desempenho do computador, o que não deixa de ser uma agressão ao sistema.

 Na verdade, essa ultima avaliação é um pouco complicada de ser feita, pois já que o Media Player já vem configurado junto com o Windows, é óbvio que o sistema já estará totalmente preparado para ele. Mas na verdade, isso não ocorre quando se trata do Windows Vista.

 A versão completa do Winamp é realmente “pesada”, ou seja, se seu PC não tiver um bom preparo, irá ficar lento e poderá até travar com o player. Com o Media Player não é diferente, e o pior, mesmo que seu sistema seja o mais sofisticado possível, os “queridos” bugs (erros de desenvolvimento) vão ocorrer. Na verdade, os erros ocorrem devido as falhas do Vista para com o Media Player, mas como a avaliação é feita em cima do desempenho, isso não importa no momento. Por isso, devido a esses aspectos, consideremos um empate no ultimo round, dando por fim a essa batalha onde resumimos um empate total.

 

    Winamp 2 X Media Player 2

 

 

 

 

As versões avaliadas foram:

Media Playe 11 e Winamp 5.57 usados com Windows Vista

Voltar

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.