Especial Windows 7

02-11-2009 21:27

 Mundialmente falando, o XP mantém cerca de 73,9% do mercado de sistemas operacionais, enquanto o Vista fica com menos de 17,5% do mercado de sistemas operacionais. O Windows 7, mesmo antes do lançamento, já ocupa cerca de 0,5% nesse confronto. O novo sistema chega oficialmente dia 22 de outubro, com um placar bem positivo. Somente durante a faze de teste foram feitos mais de 8 milhões de downloads, com uma boa avaliação entre os usuários.

 O novo sistema é bem estável, e ainda não vem com uma lista de requisitos como aconteceu com o Vista. Da para ver rapidamente, por exemplo, as imagens que se encontram espalhadas pelo HD. Além dos aprimoramentos de velocidade do Windows 7, o usuário pode ganhar agilidade optando pela versão de 64bits, que vem junto com a de 32 no DVD de instalação.

 Uma coisa muito desagradável do Seven é sem dúvidas o preço. Os valores são similares ao Vista. Quem tem, por exemplo, um computador com o Vista Business gastará cerca de 700 reais para atualizar para o Seven Professional. A desvantagem dos brasileiros não para nos preços, nos EUA quem tiver mais de 1 PC, poderá comprar um pacote com 3 licenças do Seven por 270 reais, o chamado Windows 7 Family Pack, que não será vendido no Brasil.

Desempenho

 Na comparação com seus irmãos, o Seven sai ganhando em alguns quesitos. Quando falamos em inicialização do sistema, por exemplo, o Seven sai perdendo, levando cerca de 35 segundos contra 30 do Vista e 28 do XP. Já ao duplicar uma pasta com 170Mb de extensão, o XP gastou 12 segundos, o Vista 5 e o Seven menos de 1 segundo. Isso sugere que o Seven criou uma ponte para segunda cópia, a liberou seu uso sem fazer a duplicação física, que será realizada quando for necessária. Quando o assunto exige força total da CPU a diferença não é tão nítida, ao compactar um arquivo, por exemplo, de cerca de 170Mb de extensão, o Seven e o XP fazem o mesmo tempo, 9 segundos contra 13 do Vista.

Utilizando em notebooks

 Em um teste de autonomia de bateria, tanto o Seven quanto o XP mantiveram o PC ligado por cerca de 1 hora e quarenta minutos. Mas, o notebook usado (da Asus) não fornecia driver de gerenciamento para o Seven, quando o mesmo for fornecido à autonomia deve melhorar. O Seven não demonstrou incompatibilidade no notebook, a versão Ultimate rodou mesmo com interface gráfica Aero ativa, mostrando que a briga será dura.       

Veja algumas comparações entre o Seven e seus irmãos

 

 Agora você poderá tirar suas próprias conclusões sobre o Seven e decidir com mais certeza se migra para a nova versão ou não.

 Informações microsoft.com & info.com

Voltar

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.