O outro patamar de evolução da tecnologia móvel

31-05-2009 07:29

Quem assume a 4G?

Provavelmente, (eu diria até sem sombra de dúvida) você ja ouviu falar na banda larga móvel chamada 3G. Esse nome 3G vem do fato dessa tecnologia ser a terceira geração da internet banda larga. Mas parece que algo mais está vindo. A quarta geração (a Internet 4G) esta sendo disputada por duas tecnologias: a LTE (Long Term Evolution) e a WiMAX (Worlwide Interoperability for Microwave Access). Na disputa, a tecnologia LTE vem se colocando numa melhor posição do que a WiMAX. Essa tecnologia parece chegar para transformar o modo como os internautas acessam a Internet hoje. A LTE foi lançada pela gigante norte-americana Verizon e já está sendo vista por especialistas como a última etapa do que poderia ser a tecnologia 4G. A grande inovação da LTE é a velocidade da transmissão de dados através da rede sem fio. Quem já estava impressionado com a tecnologia 3G, que permite downloads com transmissão dados numa velocidade de até 14Mbps, vai ficar abismado com a LTE. Comparando, a WiMAX (que, segundo especialistas, já vem sendo ultrapassada pela LTE) atinge o pico de 72Mbps. No último Mobile World Congress (evento mundial da tecnologia móvel ocorrido em fevereiro em Barcelona) um stand da Ericsson mostrou o download de um arquivo de 200MB em menos de dez segundos. Nos testes da LTE os picos de velocidade chegaram a atingir 170Mbps, ou seja, mais de dez vezes a velocidade que a tecnologia 3G faz hoje e mais que o dobro que a WiMAX promete fazer. Outra novidade interessante da LTE é o suporte às transmissões de HDTV, a TV Digital de Alta Definição, já em processo de implantação no Brasil este ano.

A plataforma para uso da LTE não deve estar apenas em aparelhos móveis, mas também em modems USB e computadores portáteis. A tecnologia 3G sofreu alguns atrasos de implantação, devido à falta de suporte nos aparelhos mais populares.

 

                                       

Grandes operadoras da China como a China Mobile e a NEC já anunciaram a realização de testes pilotos e assinaram acordos para desenvolvimento e comercialização dessa nova tecnologia. 

As redes definitivas devem ser instaladas dentro de dois anos. Mesmo com a promessa de tornar o uso da Internet móvel muito mais rápido não se sabe como essa nova tecnologia vai ser aceita por todos aqui no Brasil, ainda mais com a padronização lenta da 3G. Seja como for, A LTE deve ser vista como uma evolução gradual da tecnologia atual que levará as capacidades tecnológicas atuais à outro nível.

Voltar

O que achou desse artigo? Comente!

Não foram encontrados comentários

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.