Prince of Persia - A Saga

01-01-2010 12:09

  Quando falamos em mega produções, quem não pode ficar de fora é o príncipe. Não é brincadeira, na realidade, o game “Prince of Persia” (ou príncipe da pérsia) foi um dos games mais procurados em 2007 e continua sendo, com suas novas versões.

 Criado para PC-DOS e para Apple II em 1989, “Prince of Persia” revolucionou os games da época. Jordan Mechner (criador do game) teve uma grande oportunidade, criar um jogo que revolucionaria o mercado virtual da época. Na realidade, o game foi o primeiro a aproveitar o conceito da rotoscopia em sua elaboração. Essa técnica consiste na elaboração da animação a partir da filmagem de um modelo vivo real em movimento. Esse avanço trouxe um grau de realismo nunca antes visto nos games até então e traçou um marco definitivo para o futuro da indústria dos jogos para computador e depois para consoles.

 Com um lançamento em 2003, o game “Prince of Persia –The Sands of Time” trás uma mistura de ação e muito raciocínio, levando o jogador à uma viagem virtual de intrigas e desafios.

 A história se inicia no império Persa, onde o Rei Shahraman e seu filho Prince (protagonista do game), em busca de honra e glória, invadem a Índia e derrotam o poderoso marajá com a ajuda do Vizier, um subordinado. Durante a batalha, Prince encontra uma misteriosa adaga e, ao acionar sem querer um botão em sua empunhadura, descobre que ela permite o seu dono voltar no tempo. Após a invasão, eles seqüestram a princesa Farah, filha do marajá, e se apoderam de seu palácio e tesouros. Vizier, sabendo que a Dagger of Time ("Adaga do Tempo") e a Hourglass of Time ("Ampulheta do Tempo") juntos podiam dar ao seu dono o poder da imortalidade, esconde esse fato dos outros e começa a elaborar planos para se apoderar de ambos os itens.

 O Rei Shahraman segue para se encontrar com o rei de Azad e presenteá-lo com a misteriosa ampulheta, mantendo uma boa relação. Enquanto isso, Prince, enganado por Vizier, crava a adaga do tempo na ampulheta, liberando as Sands of Time ("Areias do Tempo"), que transforma as pessoas em monstros de areia, exceto Prince, Farah e o Vizier. A história de desenrrola e fica super emocionante quando Prince decide reparar os danos que causou e devolver as Sands of Time para a ampulheta, usando a própria adaga do tempo.

 Após muitas batalhas, durante a sua jornada, Prince encontra Farah, e de início não confia nela, mas com o tempo os dois unem suas forças e se tornam cada vez mais próximos. Enquanto procuram por uma saída da tumba (onde foram mandados por Vizier), Farah nota que Prince está tremendo, e diz que tem medo de lugares fechados. Para ajudá-lo, Farah conta que a sua mãe dizia para dizer a palavra "Kakolukia" sempre que estivesse com medo, e uma porta se abriria para ela, um segredo nunca antes revelado a ningem, diz Farah. Quando ele fala a palavra, uma passagem secreta se abre, levando-os a uma sala de banhos, onde os dois aproveitam para mostrar a afeição que sentem um pelo outro.

 Quando Prince acorda, percebe que Farah roubou a adaga e a sua arma, Farah estava assumindo para si a responsabilidade de resolver toda a situação. Ela é golpeada e cai por um buraco até a sala onde está a Hourglass of Time, morrendo ao atingir o chão. Prince tenta voltar no tempo usando a Dagger of Time, mas ela não tem mais areia para isso. O Vizier lhe aparece e ele, dominado pelo sofrimento, finalmente crava a adaga na ampulheta, devolvendo as Sands of Time para ela e voltando no tempo até um momento anterior à invasão da Índia.

 Prince então acorda no acampamento do seu exército, ainda com a Dagger of Time, e atravessa uma floresta até o quarto de Farah para lhe devolver a adaga. Devido ao fato de ele ter voltado no tempo, ele era o único que sabia do que aconteceu, precisando então contar primeiro a história sobre a invasão da Índia, a traição de Vizier e o que eles viveram juntos a Farah. Quando está indo embora, Farah pergunta seu nome, e Prince diz para chamá-lo de "Kakolukia”, Farah fica surpresa ao perceber que a história era verdadeira, e Prince vai embora. 

  A segunda saga, lançada em 2004 e denominada Warrior Within, é uma continuação relativa ao primeiro game.

 Sete anos após os eventos do “The Sands of Time” Prince descobre que está sendo caçado por Dahaka, o Guardião da linha do tempo. Devido ao fato de ter escapado do seu destino, Dahaka tenta assegurar que o Prince morra como ele deveria. Prince se informa sobre a “Ilha do Tempo”, local onde as areias do tempo foram criadas, que é governada pela imperatriz do tempo. Ele então ruma à ilha com a intenção de voltar no tempo e evitar que as areias sejam criadas, evitando assim, problemas com Dahaka.

 Logo ao chegar à ilha, Prince é atacado por monstros de areia liderados por uma mulher misteriosa, chamada Shahdee, que tenta matá-lo. A história se desenrola de uma forma inacreditável, e a missão de Prince se torna cada vez mais difícil.

 Kaileena, uma misteriosa guerreira, ajuda Prince em muitas partes do game, mas sempre com um propósito, destruí-lo. Na verdade, Kaileena viu, em uma linha do tempo, que seu destino é morrer nas mãos de Prince, e por isso, faz de tudo para modificar seu futuro.

 Prince, durante o seu caminho à sala do trono, testemunha vários encontros ocasionais com a sua própria pessoa passada, devido a ativação da “Máscara do Espectro” (artefato que divide a alma de quem usa em dois momentos da história), assistindo às mesmas cenas só que de um ângulo diferente ele descobre que para retirar a máscara, a sua outra versão na linha do tempo deveria ser assassinada. Assim, no último encontro onde estão ele, a sua outra versão e o Dahaka, Prince faz com que a sua versão normal seja capturada por Dahaka, contrariando os eventos antes vistos. Assim, após retirar a máscara, ele chega à conclusão que matar Kaileena no presente, ao invés de no passado, não irá fazer com que as Areias do Tempo sejam criadas, mas evitará que elas sejam encontradas pelo marajá e, consequentemente, evitará que ele as liberte durante os eventos de “The Sands of Time” em Azad.

 Quando o Prince encontra Kaileena, ela o ataca, mas ele se recusa a lutar, afirmando que o destino poderia ser modificado se eles não lutassem e se ela não fosse morta. Após isto, Dahaka aparece para capturar Kaileena, que não pertencia àquela época. Prince, auxiliado por Kaileena, luta contra ele com a “Water Sword”, jogando-o no mar e matando-o para sempre. Após isto, Prince e Kaileena constroem um barco juntos e partem em uma viagem de volta à Babilônia, econtrando-a em chamas e devastada por uma guerra.    

           

 Após os eventos do jogo anterior, Prince e Kaileena retornam à Babilônia. Quando o barco de Prince vai se aproximando do porto da cidade, ele remove o medalhão de sua armadura e o joga no mar. Ao chegar à Babilônia, ele fica horrorizado ao encontrá-la em chamas e devastada pela guerra. O seu barco é atacado e ele e Kaileena são jogados no mar, Kaileena e capturada depois do naufrágio e Prince inicia sua busca pela moça.  

 Prince descobre que, como resultado de seus esforços na “ilha do tempo”para prevenir que as "Areias do Tempo" fossem criadas, os eventos de The Sands of Time (primeira saga) nunca chegaram a acontecer e, assim, Vizier nunca foi assassinado. Vizier mostra que possui a “adaga do tempo” e também um bastão mágico. Ele estava à procura das “Areias do Tempo” e capturou a Imperatriz do Tempo para adquiri-las. Quando Prince é visto, ele é interceptado por dois subordinados de Vizier, sendo imobilizado por um chicote laminado que é então enrolado em volta de seu braço, perfurando-o. Vizier então mata Kaileena e liberta as “Areis do Tempo”, que colidem em todos que estão por perto. Logo em seguida, ele apunhala a si mesmo com a “Adaga do Tempo”, tornando-se um ser imortal, o Deus do Tempo. As “Areias do Tempo” também alcançam Prince, infectando a sua ferida aberta e fundindo o chicote com o seu braço. Então, ele consegue se libertar e escapar, adquirindo a “Adaga do Tempo” no caminho.

 Nessa nova aventura em "The Two Thrones", Prince inicia uma perseguição a Vizier (o deus do tempo) para se vingar da morte de Kaileena, e tentar ressuscita – lá, e ainda conta com seu lado obscuro, liberado pela corrente presa em seu braço, que fala com ele e tem uma personalidade muito arrogante e maldosa. Dessa forma, a história se desenrola. Acompanhe o site para saber o final dessa incrível batalha ou jogue Prince of Persia e divirta-se.  

         

 Fiquem ligados que futuramente a equipe Fahrenheit estará falando sobre o novo game Prince of Persia IV, e ainda, dos games para as telas. Acompanhe Prince em Prince of Persia o filme.

Voltar

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.