História dos Robôs

29-06-2009 11:22

História dos Robôs

A tecnologia evolui de uma maneira muito rápida. As inovações da robótica estão cada vez mais visíveis. A china é sem sombra de dúvidas a maior desenvolvedora da tecnologia robótica. Novas criações entram no "mercado" a todo momento, vamos falar um pouco sobre isso. 

Tudo começou lentamente, e foi evoluindo até chegar ao estado de hoje. As primeiras grandes invenções tecnológicas foram aparecendo lentamente, como é o caso do Eniac, que foi o primeiro computador com sistema eletrônico. Até hoje é muito utilizada, a calculadora, inventada por Wilhelm Schickard em 1623. Essas primeiras tecnologias abriram as portas para as revolucionárias invenções do "mundo moderno". É o caso dos robôs, que estão cada vez mais perfeitos. 

O primeiro projeto documentado de um robô foi feito por Leonardo da Vinci por volta do ano de 1495. As notas de Da Vinci continham desenhos detalhados de um cavaleiro mecânico que era aparentemente capaz de sentar-se, mexer seus braços, mover sua cabeça e o maxilar. O projeto foi baseado em sua pesquisa anatômica, denominada Homem Vitruviano. Não há relatos de que esse robô tenha sido construído, por tanto  o primeiro robô funcional arquivado foi criado por Jacques de Vaucanson em 1738, ele fez um andróide que tocava flauta. Essa foi a primeira idéia de muitas que surgiram e continuam a surgir no encaminhar da história humana. Grandes inovações "mostraram as caras" em meados do sec. XI e XX. Essas tecnologias começaram a ser estudada mais fortemente para sua própria evolução. A robótica, informática e a mecânica se fundiram para criar máquinas cada vez mais perfeitas, como é o caso do robô HGR-2, essa pequena estrutura feita de metal e circuitos eletrônicos (comandados com a ajuda de um computador) é apenas um teste para o desenvolvimento de estruturas bem maiores e mais complexas. Esse protótipo foi exibido em uma feira de tecnologia na China, que como foi dito acima investe pesado nessa área. 

                                                 

 

Idéias de Criação

Qual seria o motivo que impulsionou a criação dos robôs? Qual foi a ídeia, a motivação que levou, e leva o ser humano a criar cada vez máquinas mais úteis e eficazes? O ser humano é um animal preguiçoso, procura sempre o mais cômodo para facilitar sua vida. Assim, é fácil perceber o motivo da criação dos robôs, tornar a vida mais prática. Com máquinas capazes de fazer o trabalho de 10 ou mais homes, fica fácil realizar tarefas que antes pareciam complicadas, ou até mesmo impossíveis.  

Funcionalidades e Novidades

Grande parte dos robôs da atualidade são controlados por computador, que não deixa de ser uma grande invenção tecnológica. Um grande destaque da ultima feira de tecnologia na China é a cadeira de rodas cerebral. Uma cadeira de rodas, aparentemente normal, que se movimenta por ondas elétricas emitidas pelo cérebro. Essa super inovação é equipada com dois computadores de bordo, que analisam as ondas cerebrais e orientam o movimento, com o auxílio de câmeras e dispositivos espalhados pela casa do usuário. Os pesquisadores acreditam que a cadeira, que poderá ser usada por pessoas com diferentes graus de deficiência física e dificuldades de movimento, possa chegar ao mercado entre cinco a 10 anos. Esse mesmo sistema poderá ser integrado a cidades, para locomoção mais fácil e segura desses deficiêntes. 

                             

 

Não sabemos exatamente onde essa revolucionária tecnologia vai chegar, nem se ela vai parar de ser inovada um dia. Mas podemos ter certeza de que em alguns anos você vai ter toda essa praticidade dentro da sua casa, já existem casas de alta tecnologia, como pode ser lido no artigo "A casa do futuro". Esperamos que essa evolução não passe do limite, pois se cada vez os robôs se encontram mais evoluídos e "inteligentes", o que garante que os memos não fugirão do nosso controle. Sem dúvida essa é uma das maiores preocupações da humanidade. Mas a história dos robôs não acaba aqui, ela continua a ser escrita e caminha rumo ao futuro desconhecido.     

Voltar

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.