Pequeno no tamanho, gigante na tecnologia.

22-06-2009 13:02

Inovação sim, mas sem perder o estilo

O Mac Mini é o nome dado á mais nova inovação da Apple. Segundo a própria empresa, a Apple procurou, com esse projeto, criar uma máquina que não agrida tanto ao meio ambiente, batizando o novo invento como o "Desktop Ecológico". Com apenas 16cm de comprimento e 5cm de altura, o desktop de formato quadrado da Apple mistura desempenho, comodidade, elegância e praticidade. O novo desktop vem com o Mac OS X Leopard instalado de fábrica, um dos sistemas mais avançados do mundo (se não o mais avançado do mundo). Com certeza, um PC único, repleto de novidades e recursos.

Tamanho não é documento

Melhor qualidade gráfica, memória mais abrangente, disco rígido mais espaçoso e mais potência. Acredite, tudo isso vem reunido em um pequeno quadrado. Será? A equipe Fahrenheit certifica que sim e, ainda assim, o Mac Mini ainda tem espaço para muito mais.

Equipado com um processador de vídeo NVIDIA GeForce 9400M sua qualidade gráfica é incrível (até 5 vezes mais rápida que uma placa OnBoard comum). Essa avançada tecnologia de vídeo turbina os novos jogos em 3D e aplicativos gráficos. No bom e velho português, isso quer dizer que, no que se diz respeito a gráficos (ou qualidade dos mesmos), os recursos oferecidos pelo hardware agradam tanto aqueles que trabalham com recursos desse tipo (publicitários, designers, arquitetos, fotógrafos), quanto os gamemaníacos.

                          

O velho ditado "as aparências enganam" deveriam funcionar como um slogan para o Mac Mini já que de mini, o novo PC não tem nada. Apesar do tamanho compacto, o sistema trás a opção de escolha entre um disco rígido de 120GB ou 320GB, promovendo maior capacidade de armazenamento de fotos, vídeos, musicas e diversos tipos de arquivos. Com até 4Gb de RAM á 1066MHz, o Mac Mini fornece o dobro de memória se comparada a da geração anterior. O resultado é produtividade com agilidade incrível.

Porque ecológico?

Como dito no início do artigo, o Mac Mini foi também batizado como o "Desktop Ecológico". Isso porque o novo PC conta com diversos fatores contribuintes para a preservação do meio em que vivemos. Um dos seus principais diferenciais, é simplesmente não desperdiçar energia. Quando ocioso, o Mac Mini consome menos de 13 Watts (45% menos energia que a geração anterior). Além disso ele é feito de alumínio reciclável e é 31% menor, ou seja, mais eficiente em termos de espaço e reciclagem. Além desses aspectos, a Apple eliminou muitas das toxinas comuns na fabricação dos computadores. Os engenheiros eliminaram os componentes retardadores de camada brominados (BFRs) e o policloreto de vinil (PVC) de chips, cabos internos, conectores, isolantes e adesivos, tornando tudo de uso reciclável. 

                               

Ele tem super-poderes? Sinceramente, não duvide  

Sem sombra de dúvida, um dos maiores diferenciais do Mac Mini é sua incrível agilidade no processamento múltiplo de dados. Apesar do tamanho, com a poderosa arquitetura de sistema, o Mac Mini fica muito mais ágil.

Eu não queria dar esse espaço dentro do parágrafo, mas você há de concordar comigo que a combinação dos componentes a seguir merecem um espaço reservado.

Processador Intel Core 2 Duo de 2.0GHz (com direito a expansão), bus frontal de 1066MHz incrivelmente veloz e 3MB de cache L2 vindo de fábrica. Sabe o que isso fornece? Fornece um pique total a cada um dos 80cm² do PC da Apple. Outra super novidade que completa o  primeiro "super-poder" do Mac Mini (eu disse pra não duvidar) são as portas de saída mini-DVI e Mini DisplayPort, que te permite trabalhar com dois monitores simultaneamente. 

O Mac Mini vem com tecnologia 802.11n sem fio. Traduzindo: é um desktop sem cabos. Basta que você tenha um monitor com a mesma tecnologia, pareá-lo e pronto. Trabalhe sem cabos. O hardware também oferece a opção de configuração em uma rede Wi-Fi, o que permite processos como impressão e execução de áudio através da "rede invisível". Funcionalidades Bluetooth, também presentes no Mac Mini, permitem conectar acessórios Bluetooth como um teclado, mouse, aparelho celular ou qualquer dispositivo com essa tecnologia. Tudo isso, é claro, com total segurança e praticidade.

 

Ainda cabem CDs ali dentro

Pensou que o tamanho do PC iria desbancar os CDs, DVDs e Blu-Rays? Adivinha só: a Apple também pensou nisso.

Você ainda pode gravar todos os DVDs e CDs que você quiser usando o SuperDrive, que agora vem de fábrica no Mac Mini. Além de funções padrões de todos os driveres leitores de mídia removível, a novidade é que o Mac Mini vem com opção de driver Blu-Ray, ou seja, você poderá gravar arquivos e audio também em mídias com alto poder de armazenamento e qualidade. Em segundo plano mas não menos importante, você pode turbinar seu Mac Mini com o leitor externo de cartões de memória. Com tecnologia bluetooth ou rede 802.11n, fornecida pelo Mac, o leitor pode ser usado de maneira prática e rápida, dispensando o uso de cabos.   

                   

E o peso no bolso? Também é mini?

O Mac Mini é uma criação revolucionária e pode até significar a entrada numa nova geração de computadores. Não me surpreenderia se você dissesse, depois de ler esse artigo, que um PC desses na sua casa se tornou seu novo "sonho de consumo". O meu também passou a ser agora. Porém, assim como toda super-máquina, o Mac Mini tem um super-preço. Um modelo básico não sai por menos de 2 800 reais. O modelo mais completo com monitor Wi-Fi, periféricos com conexão bluetooth, combo Blu-Ray e outros acessórios fica em mais ou menos 3 500 reais.

Esse novo modelo do Mac é um super computador, mas seu preço não é ainda muito acessível, porém, quem tiver condições de "assumir" um valor desses, estará adquirindo um computador que atenderá todos os requisitos existentes no que há de melhor da tecnologia, isso sem falar, é claro, da tremenda contribuição com o meio ambiente, que tanto sofre nos dias de hoje.

                                   

Qualquer dúvida ou ajuda sobre onde comprar o produto, entre em contato com nossa equipe pelo endereço eletrônico:

fahrenheit.tecnocomputacao@gmail.com

Voltar

O que achou desse artigo? Comente!

Não foram encontrados comentários

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.