O que fazer quando o PC não ligar?

03-09-2009 22:02

Como todo computador, seu PC é um poço profundo e desconhecido. Quando ocorre um erro qualquer, pode ficar difícil e até mesmo impossível descobrir a causa do problema. O pior mesmo é quando a máquina misteriosa nem mesmo liga. Ai, a situação fica complicada, mas não se preocupe, você vai saber agora que procedimentos tomar quando isso acontecer. 

Primeiro passo

A primeira coisa a fazer é verificar se seu estabilizador está devidamente ligado e funcionando. Se tudo estiver nos conformes, experimente retirar o cabo de força da fonte e fazer uma leve limpeza tanto no cabo, quanto na própria fonte. Após religar, se o problema persistir, verifique se a sua fonte possui algum tipo de interruptor de energia que poça estar desligado.  

Segundo passo

Se todos os processos do primeiro passo falharem, é a hora do plano B. O plano B, incluí abrir seu computador por isso, se você nunca realizou essa proeza antes, ta na hora de aprender. Retire a tampa do gabinete cuidadosamente, faça uma limpeza geral, uma placa de vídeo ou memória RAM mal encaixada pode causar o desligamento do computador. As vezes, a grande quantidade de poeira pode entrar nos contatos dessas placas e causar interferência e mal-contato, provocando assim, o desligamento do PC ou até mesmo uma pane total. Na maioria das vezes uma simples limpeza resolve esse problema, uma quantidade exagerada de poeira pode deixar, por exemplo, o cooler do processador mais lento e até travá-lo. Isso causa super aquecimento do processador e pode desligar a máquina e até evitar que ela ligue.

Por tanto, mantenha seu PC sempre limpo, recomenda-sé fazer uma faxina a cada 6 meses. Mas não se esqueça, retire sempre uma peça por vez, nunca desmonte o computador inteiro de uma só vez, pois isso, pode complicar a remontagem. 

Resolvendo problemas

Se nada resolver seu problema, ainda há soluções e outras possíveis causas. Uma simples queda de luz, por exemplo,  pode danificar uma peça do seu computador, seria bom ter outras para reposição. Se você possuir duas placas de memória RAM, alterne com uma e outra para verificar sua integridade, ou se você tiver uma placa de vídeo, retire-a e utilize o vídeo on-board para testá-la, como você pode perceber, a vários motivos para um computador não ligar. Mas não se desespere pois, com um pouco de calma e raciocínio você achar uma solução.

O PC liga, mas não aparece nada

Muitas vezes você percebe que o PC está ligado, porém, não aparece nada na tela. Quando isso acontecer, você terá coisa simples a fazer. Primeira coisa é escutar o som emitido pela torre (gabinete), a placa mãe (todas) emitem um som ou piscam uma luz para mostrar que tudo está funcionando nos devidos conformes. Se você ligar seu PC e não ouvir esse apito, algo está errado. Quando isso ocorrer, abra o computador (desligado) e retire a memória RAM do eslote, faça uma limpeza na memória e também no eslote e ponha no lugar. Uma memória ruim ou com mal-contato não carrega as configurações de vídeo, deixando o monitor como um "morto vivo".  

Você pode também retirar (cuidadosamente) o processador e limpá-lo muito bem e com muito cuidado, troque ainda (se for possível) a pasta térmica que evita um super aquecimento. Se nada disso funcionar o problema fica grave, será preciso desembolsar uma grana e chamar uma pessoa que entenda do assunto.

Funcionamento básico de uma fonte 

Se existe um componente vital para o funcionamento de um computador, este é sem dúvidas a fonte de alimentação. Sem ela, o computador é apenas uma caixa de plástico e metal sem função. Por isso, a Fahrenheit aproveitou o embalo e decidiu explicar como funciona essa peça importante para a "vida" do computador. 

A fonte de alimentação converte a corrente alternada da sua casa em uma contínua, necessária para o funcionamento do seu computador. As fontes, são geralmente chamadas de "fontes chaveadas", pois usam a tecnologia do chaveamento para converter a tensão alternada (AC) em tensão contínua (DC) de nível mais baixo. Entre os níveis de conversão estão: 3,5volts, 5volts e 12volts. A especificação principal de uma fonte de alimentação é o watts. Se você trabalha com computadores, deve saber que as antigas máquinas tinham interruptores vermelhos. Estes interruptores, controlavam, na verdade, a aplicação da tensão de 120 volts na fonte de alimentação. 

Quando você aperta o botão para ligar seu computador, a placa mãe envia uma mensagem para que a fonte inicie o processo de distribuição de energia pela máquina. Mas você só consegue ligar o computador apertando o botão, porque a fonte, mantem uma corrente fixa (de 5volts) chamada de "standby voltage" , que coloca a máquina em uma espécie de período de espera, fazendo com que ela fique "atenta" ao seu comando para ser iniciada.   

A fonte de alimentação é um dos itens mais propícios a dar defeitos, pois ele resfria e esquenta a todo momento e ainda recebe ondas de energia de todas al voltagens, e dependendo dessa potência, ele não suporta e acaba passando dessa para melhor. Fique sempre atento a cheiro de queimado proveniente da fonte, e ainda verifique sempre se o ventilador está funcionando perfeitamente. Tomando os devidos cuidados, você irá aproveitar o máximo do seu PC com total segurança.

Se você, mesmo com essas dicas, não resolveu seu problema, entre em contato conosco.

fahrenheit.tecnocomputacao@gmail.com

Voltar

Comente esse tutorial

Data
De
Assunto

PC

parabens pelo textoo , simples mais eficiente audou muito nas minhas duvidas vlwwwww

Data
De
Assunto

Pc Morto vivo

Meu pc estava ligado e por acidente uma pessoa da minha familia foi querer mexer no setup acho que desalibitou algo no Cpu pnp setup ou Features Setup ae o pc liga, coolers giram e tudo mais não apita e nem liga o teclado , o pc fica igual a um morto vivo com a luz vermelha ligada o tempo todo, ´como eu faço pra tentar pelo menos chegar no setup de novo ?

Data
De
Assunto

Notebook positivo

Meu note estava ligado e de repente desligou sozinho e ao religar ele não ligou mais. fiz todos varios desses procedimentos e nada. apesar de eu não ter uma memoria ram para colocar no luga dessa e nem uma fonte pra substituir tbm. ele fica com o led laraja do sinal aonde liga e desliga e fica amarelo quando eu coloco a bateria. e só acende a luz laranja quando ligo na tomada. não pode ser a bateria que foi pro pau??

marquesleomar@hotmail.com

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.