O apanhador de pensamentos

02-01-2010 16:07

 Você já ouviu falar em leitura dos pensamentos? Na verdade, isso é uma coisa que parece ser impossível, mas na verdade já existe. Pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, criaram um sistema capaz de se conectar a neurônios sem usar fios e reproduzir o que o indivíduo estiver pensando em áudio. O Neuralynx funciona por meio de eletrodos colocados no cérebro, que atuam juntamente com amplificadores de sinal e transmissores instalados debaixo do couro cabeludo. O conjunto transmite as informações para um notebook, usando ondas de rádio.

 De acordo com a universidade, um teste bem-sucedido com um homem de 26 anos já ocorreu, vítima de uma lesão cerebral há dez anos, acidente que deixou seu corpo inteiro paralisado, com exceção dos olhos, é impossibilitado de falar e se comunica através da máquina.

 No estágio atual, a máquina é capaz de reproduzir apenas vogais. O próximo passo, de acordo com o pesquisador, é aumentar o número de neurônios registrados e programar um sintetizador para interpretar e produzir consoantes.

Voltar

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.