Porque Blu-Ray e não o HD-DVD?

29-05-2009 08:14

Relíquias modernas

Lembra do velho disco de vinil? E das antigas fitas K7? Lembra dessas também? Esses exemplos de mídia de armazenamento são bem antigos. Muito antigos. Digamos, assim "pré-históricos". Apesar de você ter essa capacidade incrível de "esculachar" o que já passou (nesse caso, os vinis e as fitas), em suas respectivas épocas, tais mídias eram consideradas os tops de linha da tecnologia de armazenamento. O seu atual desprezo por essas mídias, na verdade, é uma prova (que aliás, torna-se incontestável) da evolução iminente das tecnologias de armazenamento. Atualmente, a mídia de maior circulação no mercado, é o DVD (do inglês, Digital Video Disc, que quer dizer Disco de Vídeo Digital). Essa mídia, no seu lançamento, foi um verdadeiro marco. O, até então, difundido CD (com seus míseros 700Mb) já não dava mais conta do recado. A nova tecnologia DVD era capaz de armazenar filmes, áudio, imagens e vários outros tipos de dados. Porém, até a "revolucionária" mídia parece estar perdendo sua utilidade. Com a aparição da TV Digital, o DVD parece estar se tornando obsoleto. Será mesmo que o DVD está com seus dias contados?

Briga pela sucessão. Será mesmo?

Com o advento da TV de alta definição (HDTV) a capacidade de armazenamento do DVD tornou-se insuficiente para este tipo de aplicação. A resolução máxima suportada por um DVD é de 720x480 pixels, enquanto que a TV de alta definição trabalha com resoluções mais altas como 1920x1080 pixels. Só para você ter uma idéia, duas horas de vídeo de alta definição com compactação de dados requer 22 GB de espaço em disco. Lembrando que a capacidade máxima de um DVD é de 17GB, usando um DVD-18 com face reversível. 

Assim entram os novos meios de armazenamentos. Com a intenção de substituir o DVD. Na verdade, um disco Blu-Ray ou HD-DVD nada mais é do que um disco de DVD com capacidade de armazenamento mais elevada, permitindo a gravação de conteúdo de alta definição. É importante salientar que a principal motivação para a criação de um sucessor para o DVD foi o surgimento da TV de alta definição, que exige maior espaço de armazenamento em disco, coisa que o DVD não pode oferecer. O nome Blu-ray se deve pelo fato de que, em primeiro lugar, o raio utilizado para a gravação dos dados no disco é azul, desta forma temos um raio azul, ou seja, um blue ray. Contudo, o E da palavra blue teve se retirado porque é uma palavra de uso contínuo, sendo assim, o blue virou blu, visto que uma palavra desta categoria não pode ser uma marca comercial. Um disco Blu-ray comum pode armazenar entre 25 GB ou 50 GB e, em alguns casos, este valor pode chegar até aos 100 GB.  

Porque uma mídia Blu-Ray consegue armazenar mais dados que um DVD?

A diferença crucial entre mídia versus capacidade é o laser utilizado na gravação de dados. Um CD usa um feixe de luz vermelha com comprimento de onda de 780 nanômetros, já o DVD, também usa um feixe de luz vermelha, mas de 650 nanômetros, enquanto o Blu-ray usa um feixe azul de comprimento de onda de 405 nanômetros. Os discos Blu-Ray e HD-DVD têm o mesmo tamanho físico dos discos de DVD (e CDs), 12 cm de diâmetro. 

Durante a gravação de um disco Blu-Ray ou HD-DVD um laser azul-violeta de alta potência é usado para queimar buracos na superfície do disco. Esses buracos são conhecidos como pits (sulcos) e as áreas na superfície do disco que não foram queimadas são conhecidas como lands (áreas lisas). 

          

 

Na leitura do disco Blu-Ray ou HD-DVD um laser azul-violeta com intensidade menor incide sobre os sulcos e áreas lisas. Quando a luz incide sobre um sulco, ela é refletida com menor intensidade em relação à luz refletida por uma área lisa. Isto acontece porque a altura de um sulco corresponde a ¼ do comprimento de onda, e por essa razão a luz refletida chega no dispositivo fotodetector do leitor Blu-Ray ou HD-DVD defasada em meio comprimento de onda (¼ na ida + ¼ na volta = ½). É dessa forma que o leitor Blu-Ray ou HD-DVD diferencia um sulco de uma área lisa: a quantidade de luz refletida por uma área lisa é maior do que a refletida por um sulco. 

As informações gravadas em um disco Blu-Ray ou HD-DVD (o mesmo acontece no CD e DVD), ou seja, seus pits (sulcos) e lands (áreas lisas), são organizados em uma trilha em forma de espiral que começa do centro do disco e se desenrola em direção à borda a sua borda. Quanto menor a distância entre as trilhas da espiral, mais dados podem ser armazenados no disco. Nos discos Blu-Ray a distância entre as trilhas da espiral é menor em relação aos discos HD-DVD, medindo 0,32 µm contra 0,40 µm nos discos HD-DVD.
Em um disco Blu-Ray cada pit (ou sulco) mede 0,13 µm, enquanto que nos discos HD-DVD cada pit mede 0,20 µm.

Mas porque os discos HD-DVD utilizam pits maiores do que os discos Blu-Ray se o laser usado por eles têm o mesmo comprimento de onda? A resposta é distância da camada de gravação em relação à camada protetora. Nos discos Blu-Ray a camada de gravação está a apenas 0,1 mm da camada protetora (nos discos HD-DVD esta distância é de 0,6 mm, a mesma do DVD) o que permite uma maior densidade de gravação. Em contrapartida o disco precisa ser manuseado com mais cuidado, já que qualquer arranhão na superfície do disco pode atingir facilmente a camada de gravação e comprometer os dados armazenados. É por esse motivo que alguns discos Blu-Ray vêem acondicionados dentro de um cartucho, justamente para evitar danos físicos. Os discos HD-DVD não precisam desses cuidados, já que a camada de gravação não está tão próxima da camada protetora.

Como podemos ver, tecnologicamente falando Blu-Ray e HD-DVD são parecidos. A diferença principal entre essas duas tecnologias está na capacidade de armazenamento. Veja na tabela a diferença nas capacidades.

 

 

Característica

Blu-Ray

HD-DVD

Capacidade

  • 25 GB (única camada)
  • 54 GB (dupla camada)
  • 15 GB (única camada)
  • 30 GB (dupla camada)
  • Laser

    Azul-violeta (0,40 µm)

    Azul-violeta (0,40 µm)

    Tamanho de um sulco

    0,13 µm

    0,20 µm

    Distância entre as trilhas

    0,32 µm

    0,40 µm

    Distância entre a camada de gravação e a camada protetora

    0,1 mm

    0,6 mm

    Codecs suportados

  • MPEG-2
  • MPEG-4
  • AVC
  • VC-1
  • MPEG-2
  • MPEG-4
  • AVC
  • VC-1
  •  

    Não sabemos ainda quem será o sucessor do DVD. O que sabemos é que a briga pela sucessão continua ferrenha. A tecnologia Blu-Ray leva vantagem no quesito capacidade de armazenamento, enquanto a tecnologia HD-DVD leva vantagem no quesito custo, já que discos HD-DVD são mais baratos de serem fabricados. Por enquanto o DVD continua dando conta do recado e deixando a maioria dos usuários satisfeitos. O negócio é esperar para ver quem vai ganhar: Blu-Ray, HD-DVD ou nenhum dos dois.

    Voltar

    Comente...

    Data
    De
    Assunto

    Não dará certo

    Não acho que esse tipo de mídia se torne popular muito rapidamente. É cara e difícil de encontrar. Ta certo que tem uma qualidade show, mas não sei se vai ser muito instrutiva.

    Procurar no site

    Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.