Office X BrOffice

22-12-2009 17:33

 Na emocionante batalha de hoje vamos conhecer dois concorrentes na área do escritório, o incrível Office contra seu genérico BrOffice. Iremos avaliar alguns conceitos básicos, como: design, recursos (ferramentas), praticidade e preço.

 Design

 Quem nunca trabalhou com o mundialmente conhecido Word? Ou, quem nunca criou uma apresentação através do Power Point? Esses aplicativos tornaram-se, nos dias atuais, indispensáveis e merecem total credito. O pacote Office, desenvolvido pela Microsoft, teve como uma de suas primeiras versões o Office 95, na época muito “aplaudido”, pois, facilitava o trabalho de empresários e escritores. Com o passar dos anos seus recursos e seu visual foi sendo renovado, e hoje ele está presente em mais de 90% dos computadores de todo o mundo.

 Hoje o Office mais recente é o 2007, cheio de novos recursos e com um visual realmente inovador. Visual espelhado no Windows Vista, que em relação a design, não deixa nada a desejar. Suas linhas arredondadas e seu efeito translúcido dão a impressão de estar trabalhando com um software futurístico. Além de poder escolher entre 3 cores de apresentação: preta, azul ou prata.

             

 O Office 2007 apresenta efeitos de cores no clique do botão, estilos de letras alteráveis, vários tipos de letras e formas e etc. Destaque para os recursos de cores com uma barra de atalho translúcida e personalizável, mudanças radicais no posicionamento das ferramentas com efeitos de transparência e mudança de cor na ativação, e por ultimo ícones personalizados com efeitos em 3D e cores mais destacadas.

                              

                 

 Quanto ao BrOffice a história é bem diferente. Sua interface é bem simples e muito parecida com a do Office 2000 e XP. O posicionamento das ferramentas é igual a do Office, e não possui nem um tipo de efeito para interface ou ícone. Sua versão mais recente traz algumas modificações na parte visual, mas, no geral é um estilo simples e que não merece muita atenção. 

 

                 

 Podemos concluir vitória do Office nesse primeiro round, afinal, quando o assunto é beleza e elegância os softwares da Microsoft são páreo duro.  

 Recursos (Ferramentas)

 Em relação aos recursos, os dois softwares são bem parecidos. O BrWriter tem as mesmas funções do Word, suas ferramentas são posicionadas de forma semelhante e seus recursos são bem parecidos, tendo destaque no Word os recursos de letras, no qual é possível alterar fonte, estilo, cores, opacidade, material, efeito 3D, rotação e outros. Entre os aplicativos do pacote Office, o que mais se destaca é o Power Point. A versão 2007 vem recheada de novidades, recursos de tirar o fôlego e estilos incomparáveis. No Power Point é possível movimentar imagens de maneira muito pratica, personalização em efeitos translúcidos, exibição em 3D, rotação em 360®, bordas de vários estilos, gráficos, SmartArt entre vários outros recursos inovadores.

                            

 Você ainda conta com downloads de atualizações para complementar ainda mais todos os recursos que estão presentes nesse incrível pacote.  

                     

 Em relação ao BrOffice não há muito o que dizer, seus recursos são básicos e equiparados aos do Office 2000 e XP. No BrWriter não é muito fácil trabalhar com imagens, recursos de texto são bem simples mas podem satisfazer a exigência de um escritor, empresário ou um usuário comum. A parte de tabela é bem complicada, mas bastante eficaz, não há muitos recursos de personalização, mas é possível fazer um trabalho simples e bem feito.

    

 

No geral, o pacote Office é mais completo e merece esse crédito. Mais uma vitória para o software da Microsoft.

 Praticidade

 Bom, o que podemos dizer sobre ser pratico, um software pratico é aquele que te proporciona ferramentas fáceis de usar. Quanto a isso o Office 2007 sai perdendo. Sua interface é de primeira linha, mas, quem nunca usou ou, trabalha com versões mais antigas, estranha em 100% as novas localidades das ferramentas. Apesar de possuir recursos de altíssima qualidade, até o usuário aprender a trabalhar com eles, ele “sofre”. O melhor a fazer é, quem deseja se atualizar para a versão 2007 ou, já usa, mas não sabe trabalhar bem com os complexos recursos, baixar um guia no site da Microsoft.

 O BrOffice, por ser muito parecido com as versões mais antigas do Microsoft Office, tem as ferramentas localizadas quase nos mesmos lugares e de fácil utilização, mas seus recursos ,como vimos, não são muito complexos e recheados. Mas, como estamos avaliando versões diferenciadas e distintas, não podemos deixar de dar a vitória ao BrOffice. Mas não esqueça, essa vitória é por mérito do próprio Office, afinal, o BrOffice foi totalmente espelhado no seu concorrente.

 Preço

 Essa ultima batalha irá decidir a guerra. Vocês já devem estar pensando que o Office sairá com a vitória certa? Mas, na verdade um empate estava previsto, pois quando o assunto é preço o BrOffice ganha disparado. Em quanto você paga no Office mais barato um preço salgadinho de R$ 200 reais, o BrOffice pode ser encontrado para download nos melhores sites de informática de graça, não paga nada. Isso “faz a cabeça” dos usuários.

 Por tanto podemos concluir um empate, mas essa guerra valeu para tirar todas as suas dúvidas sobre esses softwares de sucesso. Apesar do empate, você deve ter percebido a superioridade do Office, seus recursos e sua interface são incontestáveis e incomparáveis, mas ele perde na praticidade e no preço, que são os dos quesitos mais procurados em um softwares.

 

Opinião Fahrenheit

 Apesar de ser um pouco caro e meio complicado de usar (até pegar o jeito), o Office 2007 é sem sombra de dúvidas o melhor software relacionado a serviços de escritório que existe atualmente no mercado brasileiro. Vale a pena fazer um esforço e ter o melhor, do que pensar no mais cômodo e ficar com um software pouco eficaz no que faz.       

 

Voltar

Deixe seu comentario

Não foram encontrados comentários

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.