Para que serve um ponto de restauração? Como configurá-lo?

13-05-2009 22:55

O que é ponto de restauração?

Para quem nunca ouviu falar antes, ponto de restauração é basicamente uma data anterior para a qual o Windows pode ser "teletransportado" e corrigir certos defeitos. Funciona basicamente assim: o administrador cria um ponto de restauração em um momento em que o sistema esteja em ótimo funcionamento. É altamente recomendado criar pontos regularmente, colocando uma descrição à esse ponto para que ele possa ser reconhecido. Assim, quando seu Windows apresentar problemas, ele pode ser restaurado, ignorando tudo o que foi feito daquela data marcada em diante. É como se ele "apagasse" da memória todos os problemas (deve-se destacar que se o problema for de base um vírus a restauração não terá efeito). Além de que, é um processo totalmente reversível. 

Como criar um ponto de restauração? 

Criar um pontode reustarção é absolutamente simples. No Windows XP clique primeiramente em "Iniciar" e depois em "Todos os programas". Acesse a opção "Acessórios" e selecione "Ferramentas do Sistema". A ferramenta para a "Restauração do Sistema" estará logo visível. Porém, esteja atento á um detalhe: marque a opção "Criar um ponto de Restauração" e digite uma descrição para que possa se lembrar qual deles foi criado por você (pois o sistema cria pontos automaticamente). Depois de concluir a operção um novo ponto estará criado.

O processo no Windows Vista é muito semelhante ao processo no Windows XP. A diferença é somente no início de tudo. Digite na barra de pesquisa "Restauração" e clique em "Restauração do Sistema". Depois disso basta confirmar ao Windows e seguir os mesmos passos que seriam seguidos no Windows XP.

Como restaurar o sistema?

Para restaurar o sistema basta entrar novamente em "Restauração do sistema", porém, desta vez, marque a opção "Restaurar o Sistema", e não "Criar um ponto..." .Selecione um ponto através de uma data mostrada no calendário, encerre todos os seus trabalhos e avance. Aguarde uns segundos e o Windows faz todo o resto.

Voltar

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.