Proteja seus arquivos em um computador compartilhado.

06-07-2009 20:31

Contas de usuário

Mesmo com os baixos preços dos pc's, muitas pessoas ainda usam computadores compartilhados. É normal, mas incómodo, quando outra pessoa que tenha acesso direto ao computador "invada" ou mexa em seus arquivos pessoais. Há várias maneiras de burlar os esquemas de segurança. Porém, a maioria das pessoas não é especialista em segurança, o que significa que um nível razoável de proteção provavelmente é suficiente. 

É muito importante que cada um que for usar o computador tenha sua própria conta de usuário no sistema. É o primeiro passo para a separação dos arquivos e configurações em um computador compartilhado. As contas de usuário podem ser criadas fácilmente em qualquer computador com os sistemas Windows 2000, XP, Vista ou Seven. Em um computador compartilhado, as contas de usuário resolvem quase todos os problemas, pois, cada conta tem sua propria pasta "Meus Documentos", "Minhas Imagens", "Músicas", e todas as outras existentes em um sistema de forma automática. Para criar uma conta basta clicar no menu "Iniciar" e da um duplo clique na imagem de usuário. Agora essa nova tela (painel de controle de usuário) permite que todo o tipo de configuração sobre compartilhamento seja feita de uma maneira muito fácil. Criar uma conta com senha lhe fornece 50% de segurança, além de permitir personalizações independentes, como: papel de parede, ícones, cor do sistema, plugins e etc. 

Como proteger seus arquivos?

Uma outra maneira de proteger seu principais arquivos é criptografá-los. Criptografia é a técnica de tornar um arquivo ou pasta irreconhecível para um sistema normal. Essa técnica, usada até em mensagens de guerra, é totalmente eficaz, já que para descriptografar um arquivo, é necessário a instalação de um programa, juntamente com a presença de senha. Mas se você quer algo mais prático, basta ocultar o arquivo específico. Existem, programas que fazem esse ocultamento de forma rápida e sem rastros. A Fahrenheit recomenda o Free Folder, uma ótima ferramente, totalmente grátis e bem leve. 

A principal forma de proteger seus arquivos, particularmente uma das mais seguras, é usar o Encrypting File System do próprio Windows. Basta clicar com o botão direito em cima do arquivo desejado, ir em Propriedades, clicar em "Avançado" e marcar a última opção (“Criptografar...”). O nome da pasta mudará de cor. Agora, nem mesmo um administrador de sistema é capaz de ler esses arquivos, ele se tornou totalmente seguro.   

Em geral, essas são as principais formas de proteger seur arquivos, você ainda pode manter os principais em um pen-driver e apagá-los do computador, uma forma totalmente segura. Porém, uma pessoa com muitos arquivos a proteger tem a necessidade de um pen-driver com maior capacidade, ou, um HD (Hard Disk) externo.   

Voltar

Mande suas dúvidas e seus comentários.

Não foram encontrados comentários

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.