Dá-lhe Obama!

01-06-2009 14:53

Os hackers que se cuidem

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na última sexta-feira (dia 29) que vai nomear um "ciber czar", com a missão de coordenar as ações para defesa de ataques virtuais. O novo presidente norte-americano afirmou que não há intenção de fazer vigilância sobre redes privadas ou adotar medidas que ponham em risco a privacidade dos internautas, mas que medidas de segurança devem ser tomadas com o objetivo diminuir os ataques pela Internet. 

O nome do responsável não será divulgado para evitar qualquer tipo de espionagem por parte de hackers nas redes privadas do governo. Obama ainda negou qualquer intenção de exigir qualquer tipo de regra de segurança para redes fornecidas por empresas privadas. A medida foi tomada devido ao aumento no volume de ataques virtuais a redes do país, aos quais países como a China e a Rússia têm sido associadas. O presidente citou como exemplo, o roubo de dados do projeto de construção do avião caça Joint Strike Fighter, um dos mais caros já empreendidos pelo Departamento de Defesa dos EUA, avaliado em US$ 300 bilhões. 

Segundo o "Wall Street Journal", Melissa Hathaway, chefe de cibersegurança da Casa Branca, é cotada para o cargo. Scott Charney, vice-presidente da Microsoft, também aparece na lista. Entretanto, críticos afirmam que esse gerente de segurança não terá orçamento suficiente ou autonomia para criar políticas eficientes sobre o assunto.

Voltar

O que achou desse artigo? Comente!

Não foram encontrados comentários

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.