Saiba o que é indispensável na hora de trocar o PC.

13-05-2009 10:52

Se acha que sua máquina já está meio fora de moda e finalmente decide trocá-la, saiba o que você deve ter em mãos para não passar sufoco. Vamos fazer todo o processo, explicando cada caso, para que não haja confusões ou complicações.

1º passo

Nem sempre há necessidade de trocar toda a máquina. Muitos usuários preferam trocar apenas o seu Sistema Operacional. Antes de tudo, é muito importante que se tenha em mãos todos os drives para reinstalação. Não importa se algum é do som, de rede ou de impressora. Deve-se ter todos os driveres prontos em backup. São os driveres que mantém seu PC e periféricos sempre em bom funcionamento. Por isso, caso você não tenha o CD de instalação de cada driver, faça, urgentemente, um backup utilizando softwares específicos para essa atividade, como o Driver Max.

A situação seria diferente caso você fizesse um upgrade completo, tanto de hardware quanto de software. Nesse caso, não seria necessário fazer o backup dos driveres, pois, uma máquina nova virá com seus próprios CDs de instalação.

2º passo

Após fazer o backup dos itens essenciais do seu PC, o próximo passo é organizar todos os arquivos do computador que você julgue importantes para que possa os repor na nova máquina. Uma dica é pegar uma folha de papel e nela listar tudo o que você precisa salvar. Faça um backup desses arquivos usando mídias como CDs ou DVDs ou através de um disco removível como PenDrives.

3º passo

Se, além dos driveres e de outros arquivos, você também precise salvar algum software ou aplicativo a hora é essa. Novamente, faça um lista dos softwares e aplicativos que você precisa salvar e depois verifique se você contém todos os CDs para reinstalação desses programas. Para finalizar essa parte, é bom que se assegure de que a versão contida por você é a última. Assim, você mantém seu PC atualizado.

4º passo

O penúltimo passo que precisa dar antes de trocar seu sistema tem relação com seu navegador. Se você armazena bookmarks ou favoritos no navegador, você deverá exportar seus arquivos. Com Firefox o problema pode ser menor, pois existe um complemento, o Foxmarks, que permite que você tenha, sempre disponíveis, todos os seus favoritos e bookmarks em qualquer lugar do mundo, desde que haja Internet, é claro. Mas se você não se importa com essa questão (a maioria das pessoas não se importa), apenas ignore este passo.

Último passo

O quinto e último passo é sem dúvida a pior parte: Chaves de Ativação. Problema enfrentado pela maioria dos usuários que desejam trocar de computador. Na ansiedade de usar a nova máquina, muitos usuários só lembram da chave quando precisam dela. Isso pode ser um problema caso você não tenha anotado em algum lugar a seqüência de números e letras que valida seu software pago. Por isso, é sempre bom abrir cada um dos aplicativos do qual você possui a licença e anotar a chave de ativação. Normalmente é possível ter acesso a essa informação acessando o meu “Help” dos programas.  

Dica Fahrenheit: Se não houver problemas, guarde seu PC antigo por uma ou duas semanas, pois se esquecer algo importante, ainda terá salvação.

Voltar

O que achou desse tutorial? Comente!

Não foram encontrados comentários

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.