Será o fim do reinado Mobile?

11-06-2009 16:11

Novidades na Telefonia

Muitas pessoas com certeza ja ouviram falar do sistema da Microsoft Windows Mobile, o software para celular (em especial Smartphones) que vem mexendo com a cabeça das pessoas. Para quem nunca ouviu falar vamos tirar algumas dúvidas. O Windows Mobile é um sistema operacional compacto, desenvolvido para rodar em dispositivos móveis. Projetado para ser capaz de realizar boa parte do que é possível em uma versão PC do Windows, o sistema vem com um conjunto de aplicações básicas bem conhecidas no mundo dos PCs, tais como o Word, Excel, PowerPoint, Windows Media Player Pocket.   

          

O Microsoft Office que acompanha o Windows Mobile inclui o Pocket Word, o Pocket Excel; e, na a partir do Windows Mobile 5.0, o Pocket PowerPoint. Nestas versões há vários recursos das versões desktop; entretanto, certas facilidades como inserção de tabelas e imagens não se encontravam inclusos nas versões anteriores a 5.0. O programa de conexão ActiveSync, que acompanha os dispostitivos, tem recursos que permitem converter os arquivos da versão desktop para a versão Pocket PC. Realmente um adianto para quem precisa trabalhar com "ferramentas" de escritório na correria do dia-a-dia ou para quem não pode pagar por um notebook.

Mas, deixemos o Mobile de lado para falar da novidade, o Android (AD) . Nome de um sistema operacional para celulares que espera ser um dos melhores, se não o melhor, já criado. Não é apenas pelo fato de a empresa que desenvolveu ele ser a Open Handset Alliance (um grupo de mais de 30 empresas e tecnologias), que foi recentemente comprada pelo Google. O AD ja começou bem por desenvolver plataformas que suportam processadores (de celulares) com menor velocidade que um de um smartphone. Sem falar que a renderização de sites é tão boa quanto a do iPhone. É também possível visualizar todo o site, dando um Zoom (out) na página. A agenda de contatos pode habilitar até uma opção de enviar as mensagens diretamente para a caixa postal, realmente muito prático. Uma ferramenta que dá de 10 em qualquer GPS é o famoso Google Street View. Infelizmente disponível apenas no exterior. Ele permite uma visualização diferenciada do Google Maps, ou seja, o Android além de ser uma ferramenta completa com suporte à plataformas de telefones menos poçantes, também tem uma plataforma de reconhecimento muito boa, ou seja, você tem um leque de instalações disponíveis bem abundante, inclusive, o navegador campeão da briga de gigantes Firefox

                               

Posição da Microsoft

De acordo com o vice-presidente da empresa o lançamento do novo sistema Android não é uma ameaça. As palavras do vice-presidente são claras, "Não acredito que as pessoas vão correr para o Android, afinal, elas ainda vão querer que a sua impressora funcione ou que o software funcione". Se pensarmos um pouco veremos que se o preço de um celular com o Android não for bem mais barato que um com Mobile, pode ter a total confiança de que o sistema da Microsoft não vai ser substituido, pelo menos não de forma muito rápida, afinal, quem irá preferir um sistema "inesperiente" a um conhecido mundialmente? Mas uma coisa é certa, a Microsoft vai fazer um grande upgrate no seu sistema e lançar com certeza uma versão mais nova e cheia de aplicativos mais modernos. 

Saiba mais sobre o Windows Mobile    

       

Voltar

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.