Soluções robóticas para deficiêntes

05-08-2009 13:16

Universidades japonesas estão pesquisando roupas robóticas para ajudar pessoas com doenças que limitem os movimentos, idosos e trabalhadores que fazem serviço pesado.

Sensores juntamente com um computador conseguem interpretar o comando do usuário. O colete simula partes do corpo humano. Placas de fibra de carbono seriam os ossos; os cabos, os tendões; as roldanas, as juntas. Mas o segredo fica na parte de trás do equipamento: os tubos pretos, chamados de músculos artificiais. São eles que tornam quem está vestindo o colete bem mais forte. 

Feitos de um material flexível, os músculos artificiais se contraem quando enchidos com ar comprimido, fazendo um movimento semelhante ao dos músculos humanos. Um dos coletes, deverá ser usado por funcionários de fábricas japonesas no ano que vem. O chefe de pesquisa, Hiroshi Kobayashi, diz que quem usar o equipamento poderá levantar 20 quilos a mais do que é capaz em cada braço. Um dos escolhidos para mostrar o equipamento, que já pode ser alugado por R$ 5 mil por mês, disse que cansa menos andar apoiado por pernas robóticas.

Pesquisadores precisam aumentar a segurança do equipamento, para evitar que: ao levantar tanto peso, os cibernéticos não acabem se machucando.

Voltar

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.