Supermáquina IBM

01-06-2009 14:20

Sequóia: direto ao topo

A empresa de informática IBM divulgou em fevereiro a construção de um supercomputador Blue Gene. A máquina deve se chamar Sequóia e deve atingir a capacidade de 20 petaflops. Detalhe: apenas 1 petaflop equivale a 4 808 processadores Dual-Core, da Intel, com média de 3,4GHz por processador. Ficou abismado? Nós também. Sem dúvida isso deve fornecer uma velocidade inacreditável quando o assunto é "raciocínio". 

O Sequóia deve estar pronto em 2011 e ser instalado no início de 2012 no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, onde será utilizado para analisar os riscos envolvidos com o armazenamento das armas nucleares norte-americanas. O mega-computador usará 100 000 processadores PowerPC, os quais são fabricados com tecnologia de 45 nanômetros e 16 núcleos por chip. Sua frequência vai ser bem superior a de 804MHz oferecida por um PowerPC comum. Essa super máquina contará com incriveis 1,6Pb (Petabytes) de Memória Ram e ocupará uma área de 300 metros quadrados, além de consumir 6 megawatts de energia ao ano (haja grana para manter essa máquina).

Cientistas calculam que um supercomputador com capacidade de cálculo de apenas 1 petaflop (e o Sequóia terá 20) seria suficiente para criar mundos virtuais com a qualidade vista nos filmes Matrix. Segundo Michael McGuigan, do Laboratório Nacional Brookhaven, nos Estados Unidos, mundos virtuais que chegam a ser confundidos com o mundo real estão há apenas alguns anos de se realizarem. Caso o Sequóia seja realmente capaz disso, será uma realidade (ou uma virtualidade) realmente extraordinária.

Voltar

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.