Tempo é dinheiro. Agilize o Logout do Windows.

14-05-2009 00:01

Já percebeu que, as vezes, o Windows demora para se desligar? Bom, isso acontece graças ao fato de que quando você dá o comando para a desativação, o Windows ainda precisa encerrar vários programas e aplicativos ao mesmo tempo. Ao total, são 20 segundos (tempo padrão) de limite para encerrar todos os aplicativos abertos e 20 segundos para encerrar os serviços. É possível reduzir esses valores, acelerando o desligamento do Windows.

Encerrando os aplicativos

Primeiramente, abra o menu "Inciar" e selecione a função "Executar". Digite o comando "regedit" na caixa de texto da janela que deve se abrir e clique OK. Essa nova janela que se abriu na tela é o Editor de Registro do Windows. Já que estamos lidando com valores de resgistro, faça o backup de todo ele clicando com o botão direito do mouse em "Meu computador". Selecione a opção "Exportar", dê um nome ao arquivo e clique em OK. Se seguiu todos esses procedimentos, o backup do registro estará feito.

Ainda com o Editor de Registro do Windows aberto, siga o seguinte caminho: /HKEY_CURRENT_USER/ControlPanel/Desktop. Para atingir o destino final (aqui a pasta "Desktop") expanda as pastas clicando nas caixas com o símbolo "+". Selecione a pasta Desktop assim que chegar à ela e faça um clique duplo sobre a opção "WaitToKillAppTimeout". Na janela "Editar seqüência" você deve ver a caixa "Dados do valor" preenchida com o número 20000 (que corresponde a 20 segundos). Esse valor corresponde ao tempo que o Windows leva para encerrar todos os aplicativos em execução quando posto em Logout. Substitua o valor existente por outro que esteja em torno de 5000 (que corresponde a 5 segundos). Depois de feito isso, clique em OK para alterar o tempo para o encerramento dos aplicativos.

Encerrando os serviços

Para reduzir o tempo de encerramento dos serviços volte ao Editor de Registro do Windows e siga o seguinte caminho: /HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Control. Faça um clique duplo sobre a opção "WaitToKillServiceTimeout". Assim como para os aplicativos, a janela "Editar seqüência" se abrirá, onde você deverá alterar o valor de 2000 para outro em torno de 5000. Clique em OK para confirmar a alteração e reinicie seu PC.

Faça um teste simples desligando o seu computador e poderá notar a diferença.

Importante: Não diminua o tempo de forma exagerada. Se o tempo para finalização for muito comprimido, o Windows pode forçar a finalização de alguns programas, o que pode corromper alguns arquivos ou não salvar algumas informações.

Voltar

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.