Windows á mil por hora e bolso também

13-05-2009 23:06

Ás vezes a facilidade com que se arranja um PC hoje em dia, pode-se tornar uma dor de cabeça quando se quer se livrar dele. Máquinas mais antigas (e não se trata de modelo, mas sim de tempo de uso) têm tendências a se tornarem cada vez mais lentas, o que pode levar o usuário à calvicie completa, devido ao fato dele arrancar tufos de cabelo constantemente.

Com a evolução da Informática surgem cada vez mais softwares e sistemas que exigem muito mais do pobre computador. Aquele velho processador e aquela memória já não dão mais conta do recado. Os próprios Sistemas Operacionais mais recentes (ao menos no Windows) fornecem uma aparência mais moderna, cheia de gráficos mais complexos que exigem muito mais da performance do seu PC para serem carregados e executados. Assim, visual renovado e temas personalizados não são sinônimos de desempenho. A primeira coisa a fazer para retomar a boa forma do Windows é acabar com esses visuais muito arrojados. Se você é o tipo de usuário que gosta do Windows bonitinho, então terá que abrir a carteira e desembolsar um bom dinheiro para ter um computador com peças que agüentem o tranco dos sistemas mais modernos. Porém, se você prefere executar tarefas mais rapidamente, sem se importar com aparência e temas, continue lendo esse artigo.

Para acabar com esse visual e melhorar o desempenho do seu sistema acesse Propriedades de Vídeo ("Personalização" no caso do Windows Vista) no menu Painel de Controle, e, na área de temas, mude o visual do sistema para Tema Clássico do Windows. Feito isso você irá econimizar memória e diminuir a carga do processador, já que não será mais preciso carregar efeitos de transição, sombras, imagens 3D e outros efeitos de vídeo.

Outro ponto que também reduz o desenpenho do PC é o papel de parede. Computadores com memória muito limitada não podem se dar ao luxo de utilizar papéis de parede. O melhor nesses casos é usar uma cor qualquer, ao invés da imagem. Ícones demais no desktop também podem deixar tudo mais lento. 

Você já deve ter percebido também que a inicialização do Windows também é um tanto demorada. Os grandes vilões do boot do Windows são os softwares que se instalam na Inicialização do Sistema sem autorização prévia. São softwares que "se julgam" importantes e iniciam junto com o Windows. Para amenizar o peso dessa inicialização e agilizar o processo abra o menu "Iniciar" e selecione o utilitário "Executar". Digite o comando "msconfig" na caixa de texto do utilitáro. No Utilitário de Configuração do Sistema, selecione a guia "Inicializar" ou "Inicialização de Programas". Nessa janela estão listados todos os processos iniciados junto com o Windows. Desabilite todos os programas que julgue desnecessários, mas tenha cuidado para não desabilitar os antivírus ou programas do Windows. 

Máquinas mais antigas (e não se trata de tempo de uso, mas sim de modelo) não suportam muitos aplicativos em execução ao mesmo tempo. Esse fator pode deixar a máquina absurdamente lenta. Procure terminar o que está fazendo, para depois iniciar uma nova aplicação. Evite instalar programas que utilizam muita memória como, por exemplo, o Windows Vista. Tenha consciência do que sua máquina pode ou não suportar.

Desative o menu Iniciar personalizado para evitar demoras na sua abertura. Basta clicar em "Barra de tarefas", selecionar "Menu Iniciar" e mudar a seleção para "Menu Clássico".

Limpe seu HD regularmente. Se um dos softwares não está sendo mais usado, remova-o utilizando um software como o My Uninstaller 1.5 ou então a própia ferramenta Adicionar ou remover programas. Não se esqueça de limpar o registro e apagar todos os rastros deixados pelo software. Programas como o Easy Cleaner 2.0 realizam esse tipo de limpeza.

Dica Fahrenheit: O Windows XP é a melhor opção para quem quer juntar simplicidade e velocidade com baixo custo.

Voltar

Procurar no site

Fahrenheit Tecnocomputação © 2007 Todos os direitos reservados.